Curitiba

A faixa sumiu!

Uma falha na sinalização de trânsito na principal entrada de um dos cartões postais de Curitiba têm gerado transtornos a turistas e frequentadores do local. No acesso ao estacionamento do Jardim Botânico, na Rua Engenheiro Ostoja Roguski, uma faixa de segurança está com a pintura apagada e por isso os motoristas que transitam pela via acabam não cedendo espaço pra quem tentar fazer a travessia.

A situação, segundo quem frequenta o Jardim Botânico, é pior nos finais de semana e feriados. Por causa do grande movimento, atravessar a Rua Engenheiro Ostoja Roguski na faixa de segurança se torna uma tarefa quase impossível. A aposentada Ieda Carneiro, que mora na região há 18 anos, conta que os motoristas não respeitam o pouco de sinalização que sobrou no local. “Ainda tem placas anunciando a faixa, mas não tem faixa. Mas mesmo assim, nunca param e em dia de movimento demoro quase dez minutos pra ir ao parque”, reclama.

O representante comercial Augusto José Marques, que caminha no Jardim Botânico diariamente, afirma que o trecho é perigoso por ser afunilado e ainda conter retornos. “Há um afunilamento e os motoristas só percebem isso quando estão em cima. Há diversas fechadas. E pra quem atravessa é mais complicado ainda, pois tem dois retornos e vem carro de tudo quanto é lado e ninguém respeita a faixa”.

Alta velocidade

Marques ainda conta que nos finais de semana o trecho se transforma em pista de corrida. “Os carros fazem corridas entre a BR-277 e a Avenida Affonso Camargo nas noites de sábado. Como não tem lombada ou radar, tem muita gente que abusa da velocidade nesse trecho”, ressalta.

A cabelereira Márcia Regina de Paula conta que também há abuso de velocidade em dias de semana. “Todo mundo abusa, seja ônibus, carros ou motos. É um trecho de descida e pessoal acelera mesmo e não se importa com a travessia dos pesdestres e turistas que andam pelo local todos os dias. Pra resolver isso só uma lombada eletrônica ou radar. Não tem outro jeito”, alerta.

Estudo

Por meio da assessoria de imprensa, a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) informa que já está em andamento um estudo para a implementação de redutores de velocidade no trecho mostrado pela reportagem. Sobre a faixa de segurança apagada, a pasta afirmou que a pintura da sinalização será realizada na próxima semana.

 

 

Comente aqui.

– Você já teve dificuldades pra atravessar a rua em frente ao Jardim Botânico?

– Quando está dirigindo, você dá prioridade aos pedestres?

– Conhece algum lugar de Curitiba que enfrenta o mesmo problema?

Sobre o autor

(41) 9683-9504