CIC Curitiba

Treino pra vida

Escrito por Magaléa Mazziotti

O mesmo campo, o mesmo treinador e dezenas de vidas a serem transformadas pelo esporte. Essa é a essência do projeto Eco Bola Essencis Sabará, desenvolvido pelo ex-jogador do Coritiba Edson Maciel, 39 anos. Há quatro anos, ele ensina futebol a garotos, e algumas meninas, com idade entre 8 e 17 anos, que aprendem também valores para a vida. O projeto de Edson ganhou a capa da última Tribuna Regional CIC.

Meninos e meninas entre 8 e 17 anos participam dos treinos e campeonatos. Foto Gerson Klaina
Meninos e meninas entre 8 e 17 anos participam dos treinos e campeonatos. Foto Gerson Klaina

“Sempre deixo claro para eles que o esporte ajuda na construção da vida das pessoas. Busco fazer com que eles percebam que podem alcançar uma vida melhor mesmo sem ser um talento no futebol, mas cultivando as amizades trazidas pelo esporte e a compreensão de que somente com garra e dedicação as pessoas conseguem melhorar a sua situação”, explica.

Edson diz que esse tipo de ensinamento é facilmente assimilado na rotina de treinos. “O atleta que atrasa para chegar ao treino ou falta não entra para jogar nos campeonatos, porque ainda mais para quem vive em comunidades carentes, não existe outra receita para driblar os sofrimentos da vida do que batalhar e batalhar”, defende.

Ex-jogador do Coxa comanda a ação, que usa o campo do União Sabará. Foto Gerson Klaina
Ex-jogador do Coxa comanda a ação, que usa o campo do União Sabará. Foto Gerson Klaina

Edson conta que a sobrevivência do projeto só se dá graças ao apoio financeiro da Essencis Soluções Ambientais. “É a Essencis que custeia o salário do treinador, as inscrições dos atletas e o lanche em dias de jogos”, descreve. Acordo
O local de treinamento, o campo do União Sabará Futebol Clube, é cedido por meio de um termo de comodato entre a Companhia de Desenvolvimento de Curitiba (Curitiba S/A) e o Centro de Apoio às Famílias. Como não se trata de um espaço público, a limpeza e roçada deixa de ser da prefeitura. “O sonho para o projeto ficar ainda melhor passa pelo campo que treinamos. Se alguém assumisse a conservação, trocasse esse mato por grama, os treinos ganhariam, já que o risco de lesões diminui com um espaço adequado”, aponta Edson.

A assessoria da Curitiba S/A explicou que, de acordo com o termo assinado entre a companhia e a comunidade (em vigor até 2016), o comodato da área de 6.612 metros quadrados tem como finalidade específica a utilização do espaço como campo de futebol para jogos do União Sabará Futebol Clube, bem como para manutenção das atividades da escolinha de futebol Eco Bola Sabará, mantido pela comodatária. Quanto à manutenção, cabe ao Centro de Apoio às Famílias a conservação do espaço.

Copa Italicus

A 17.ª Copa Italicus, que iniciou neste mês, terá atletas do Eco Bola Sabará nas cinco categorias. Também criada por Edson Maciel, neste ano o campeonato contará com cinco mil atletas inscritos, de times formados por 24 escolinhas de futebol de Curitiba, região metropolitana e litoral.

Veja mais notícias sobre a CIC!

Sobre o autor

Magaléa Mazziotti

(41) 9683-9504