CIC

Saúde melhor

Escrito por Paula Weidlich

A aposentada Bernardina Garcia da Luz, 77 anos, todas as manhãs sai de casa para fazer suas caminhadas na Praça da União, em frente ao conjunto onde mora, na Cidade Industrial. “Faço a quadra toda, é bom para meu joelho, que foi operado”. A técnica em próteses Juliana Moreira de Lima, 23, também gosta de frequentar o local. “Venho aqui há bastante tempo, para me exercitar. Hoje, a praça está mais limpa, melhor do que há algum tempo e à noite também dá para ver muita gente fazendo esporte”.

Encantos

Foto: Gerson Klaina.
Local tem quatro canchas de areia, quadra poliesportiva e academia ao ar livre. Foto: Gerson Klaina.

Vivendo na região há apenas 15 dias, a auxiliar de berçário Claudia Sena, 25 anos, é outra moradora que se rendeu aos encantos da praça. “Venho aqui três vezes por semana, trago meu bebê para passear e tomar sol” conta.

O local tem quatro canchas de areia, quadra poliesportiva, academia ao ar livre e parquinho para crianças, e que já foi notícia na Tribuna por conta de bagunças e som alto, só não é melhor porque o projeto de construção de um centro esportivo para formação de novos atletas ainda não saiu do papel.

Incentivo à prática de esportes

Foto: Gerson Klaina.
Foto: Gerson Klaina.

Anunciada em dezembro de 2013, a construção do Centro de Iniciação Esportiva (CIE) promete ampliar a infraestrutura esportiva. Segundo o projeto, em um só espaço, a prática de esportes de alto rendimento deve estimular a formação de atletas, entre crianças e adolescentes. Na Praça da União, a área construída deve ser de 1,6 mil metros quadrados, incluindo ginásio com arquibancadas, academia, vestiários, enfermaria, copa e salas administrativas.

Segundo a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba (SMELJ), a construção do CIE, fruto da parceria com o governo federal está mantida e os recursos para a obra, de aproximadamente R$ 3,5 milhões, estão garantidos. Estes valores devem vir de fundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Ainda de acordo com a secretaria, o projeto aguarda autorização para ser licitado. As obras têm o início e conclusão previstos para o ano que vem.

Leia mais sobre CIC.

Sobre o autor

Paula Weidlich

(41) 9683-9504