CIC

Lixão sem solução

Moradores da Vila Nossa Senhora da Luz, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), lidam com um problema que parece não ter solução. O motivo da bronca da vizinhança está localizado no entroncamento das ruas Schirlei Solange Mantovani e Durvalina Purfíria dos Santos, onde um lixão a céu aberto não para de crescer.

No local, a quantidade de lixo é tamanha que já conta com cerca de 20 metros de extensão e invade parte da rua. Segundo quem mora na região, a montanha de entulho, que está em uma das margens de um córrego, gera mau cheiro e atrai insetos e ratos à região.

Quem denunciou a situação à Tribuna, através do blog dos Caçadores de Notícias, foi o leitor Cristian Sebastian Ramassotte. “O lixo está tomando conta da rua dificultando a passagem de veículos”, relatou.

A reportagem foi até o local e pôde ver o problema de perto. O montador de esquadrias Lucas Gomes da Costa, de 20 anos, trabalha em frente à montanha de lixo. Ele conta que diariamente pessoas da vizinhança vão ao local para despejar todo o tipo de material. “Não tem hora. Ocorre durante o dia inteiro. Cansei de ver gente chegando numa boa e despejando resto de obra, moveis velhos e até lixo de casa. Até carros chegam aqui, param e despejam lixo. É incontrolável”, diz.

Luiz Henrique de Lima, de 21 anos, que trabalha com Lucas na pequena fábrica de esquadrias, diz que um caminhão da prefeitura vai ao local recolher o lixo a cada 15 dias, mas a situação, segundo ele, sempre volta ficar crítica. “As vezes, o caminhão recolhe tudo pela manhã e pela tarde já tem gente despejando tudo que é tipo de lixo aí. E todo mundo sabe que não pode deixar lixo no local, pois tem placa da prefeitura avisando que é proibido. Mas acho que uma das placas foi encoberta pelo lixo”, afirma.

O aposentado José Mário dos Anjos é morador da região há 45 anos e conta que nunca viu nada parecido. “Esse lixão foi formado há pelo menos uns quatro anos. O pessoal foi jogando, jogando e a montanha de lixo foi crescendo. Deu nessa bagunça toda. É impressionante, pois é o pessoal daqui mesmo que joga o lixo. Não entendo”, desabafa.

Seu José afirma que além do mau cheiro, ratos e insetos, o lixo acumulado gera perigo aos pedestres que transitam pelo local. “O entulho já está invadindo a pista e com isso muita gente tem que andar no meio da rua. Como passa ônibus, se torna perigoso. Eu mesmo já quase fui atropelado por que estava andando na via pra desviar do lixo. Sei que não é culpa da prefeitura essa situação, mas devia fiscalizar mais pra multar as pessoas que jogam lixo aqui todos os dias”, alerta.

Vistoria

Segundo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, equipes do departamento de Limpeza Pública irão até o local nos próximos dias para vistoria e limpeza. O órgão da prefeitura diz também que vai analisar formas de coibir o despejo irregular de lixo. A prefeitura pede que a população registr denúncias sobre a situação através da central de atendimento telefônico 156.

 

 

Comente aqui.

– Você já teve problema com lixo jogado nas ruas do seu bairro?

– Conhece outro local da cidade que se transformou em lixão?

– O que a prefeitura deve fazer pra coibir o despejo irregular?

Sobre o autor

(41) 9683-9504