CIC

Jorrando baratas

Escrito por Samuel Bittencourt

As baratas estão tomando conta das ruas e invadindo as casas dos moradores da região do Caiuá, na CIC, durante a noite. O ponto crítico está nas residências que ficam em frente aos bueiros e tampas de esgoto. Para tentar conter um pouco a praga, os moradores estão espalhando veneno pelos bueiros e tampando as bocas de esgoto com madeiras.

As principais ruas afetadas pela praga são: Lauro Grein, São Jorge do Oeste e Pedro Aleixo. Morador da Lauro Grein, Dionísio Cordeiro, 27 anos, conta que quando faz muito calor, após escurecer, as ruas e casas ficam tomadas pelas baratas. “Depois que o sol se põe, as baratas começam a sair dos bueiros. As crianças inclusive ficam brincando para ver quem mata mais”, diz.

A solução paliativa encontrada pelos moradores foi tampar os bueiros na tentativa de diminuir um pouco a quantidade da praga. “Colocamos essa tampa, mas não resolve muito”, comenta Cordeiro. Outros moradores compraram veneno e espalharam em suas casas e dentro dos bueiros infestados. “A gente pode encher de veneno, mas nunca vence, e elas sempre voltam”, relata Donizete Povado, 52 anos, residente na Pedro Aleixo.

Veneno

Porém, a atitude de tentar resolver por conta própria o problema é desaconselhada pela Secretaria Municipal da Saúde. De acordo com a pasta, para estas situações existe o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). “Em um prazo máximo de cinco dias, técnicos do CCZ vão até o local da infestação para avaliar o quadro, e se necessário, aplicar veneno”, informou. Conforme a secretaria, esse procedimento não deve ser realizado por pessoas leigas, pois há risco de contaminação de nascentes próximas, animais domésticos e até mesmo crianças.

Leia mais sobre CIC

Sobre o autor

Samuel Bittencourt

(41) 9683-9504