Quem passa pelos cruzamentos da Avenida Juscelino Kubitschek com a Rua Cyro Correia Pereira e com a Rua Eduardo Sprada, ambos na região Contorno Sul (BR-376), Cidade Industrial, precisa contar com sorte e para não se envolver em acidente e exercer a paciência, especialmente no início da manhã e no fim de tarde.

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O motorista Ney Ganem Filho diz que é difícil trafegar pela região da Rua Cyro Correia Pereira. “Diariamente às 17h ocorre um ‘nó’ no cruzamento perto da Bosch. Muitos motoristas desrespeitam o sinal amarelo e trancam o cruzamento sob o viaduto. Os semáforos não são eficientes e não aparece um agente Setran para organizar o trânsito”.

Sinaleiros

Para o operador de máquinas Alexandre de Paula, 39, o local oferece riscos para motoristas e pedestres. “Os dois sinaleiros abrem ao mesmo tempo e provocam muitos acidentes. Mesmo com sinal fechado, não estamos seguros, o pessoal vai entrando”.

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O encarregado de serviços Rafael Silva Vilela, 29, utiliza sua bicicleta para ir e voltar do trabalho e concorda que o cruzamento na região da Rua Eduardo Sprada exige muito cuidado. “Os carros não respeitam o cruzamento, passam direto. Além disso, não há ciclovia. Tenho que ter muito atenção”, conta. “Este trecho é um horror. Para quem está a pé é bem difícil atravessar, às vezes impossível”, reforça a dona de casa Clóris de Oliveira, 66.

Falta fiscal!

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A Secretaria de Trânsito (Setran) informa que faz fiscalização na região, mas não há como atuar todo dia, pois há outras áreas que requerem atenção. Afirma que os tempos de semáforos são calculados conforme a configuração da rodovia. Pede que os motoristas tenham mais atenção.

Obras prometidas pra 2016

Projeto reorganiza tráfego na rodovia e vias marginais. Foto: Felipe Rosa.

Sobre modificações na configuração dos cruzamentos, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informa que há um projeto que alterará o tráfego em todo o Contorno Sul de Curitiba (BR-376), no trecho de 14,6 quilômetros entre os viadutos da Linha Verde e sobre a BR-277. Este projeto reorganizará o tráfego nas pistas centrais da rodovia e nas vias marginais.

Mudanças

Segundo o DNIT, estes cruzamentos devem ser aliviados com as benfeitorias previstas no projeto, pois serão criadas rotas alternativas e melhoradas outras já existentes. Entre as mudanças prometidas estão a criação de um sistema binário com as ruas Álvares de Azevedo (sentido Bairro) e Raul Pompéia (sentido Centro); implantação de passagens de desnível nas Rua Theodoro Locker, Rua Benedito Carollo e Av. João Bettega, e a formação de um binário com a Rua Aracy Guimarães Rosa, na interligação com a Av. das Araucárias. As obras, que ainda estão em fase de licitação, tem previsão para serem iniciadas em 2016.

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