CIC

Busão estacionado

Escrito por Adriana Brum

Na Praça Adolfo João Hilário da Veiga, onde hoje existe uma estação-tubo para o Ligeirinho, a prefeitura estuda erguer o novo terminal de ônibus CIC Norte. Orçada inicialmente em R$ 25 milhões, a construção faz parte do projeto do Corredor Leste-Oeste, que inclui uma nova linha de Ligeirão em Curitiba.

Com verba garantida, o primeiro trecho a receber obras vai transformar 5,7 quilômetros da Rua Deputado Heitor de Alencar Furtado, entre as ruas Eduardo Sprada e General Mário Tourinho, em BRT (Bus Rapid Transit, ou linha exclusiva para ônibus). Mas não há previsão de data para o início dos trabalhos.
A microempresária Vanessa da Silva, que tem um lava-car ao lado da Praça Adolfo João Hilário da Veiga, enxerga como positiva a construção do terminal, pois acredita que trará mais movimento ao seu comércio e o local vai deixar de ser ponto de encontro para uso de entorpecentes.

Já a costureira Manoela Veiga lamenta o fim da praça, que tem uma academia ao ar livre. “Não tem muito lugar para a gente circular aqui no bairro. Mas, se for para melhorar a quantidade de ônibus, tudo bem”, opina.

Cinco etapas

Segundo o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), o Ligeirão Leste-Oeste faz parte do Programa Pró-Transporte/Mobilidade Grandes Cidades, do Ministério das Cidades, e receberá recursos do Orçamento Geral da União a fundo perdido e também do município. O projeto foi dividido em cinco etapas. As etapas de 1 a 4 já estão com os projetos concluídos e em análise pela Caixa Econômica Federal (CEF).

À espera da grana federal

Está prevista construção de mais uma estação-tubo. Foto: Giuliano Gomes.
Está prevista construção de mais uma estação-tubo. Foto: Giuliano Gomes.

Com investimento de R$ 27,2 milhões, a etapa 1, que vai do Terminal CIC-Norte, próximo ao Conjunto Atenas, ao Terminal Campina do Siqueira, já está licitada. Mas segundo a Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP), o início dos trabalhos depende da liberação de recursos do governo federal, que ainda não tem data para acontecer.

De acordo com o Ippuc, o projeto do terminal CIC Norte ainda está em fase de estudos e definição do local de implantação. Uma das possibilidades é que ele substitua a estação-tubo Eduardo Sprada, mas a confirmação do endereço depende de estudos viários. Nesta primeira etapa, está incluído no pacote do BRT Leste/Oeste uma nova estação-tubo para atender o Ligeirão com integração temporal, próxima ao campus Ecoville da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), na CIC.

Ligeirão pra 80 mil pessoas

Mesmo com verba assegurada, projeto ainda não saiu do papel. Foto: Giuliano Gomes.
Mesmo com verba assegurada, projeto ainda não saiu do papel. Foto: Giuliano Gomes.

Segundo a prefeitura, a linha Ligeirão Leste-Oeste vai transportar 80 mil passageiros por dia, ligando a região do CIC Norte, a partir da Rua Eduardo Sprada, ao Centenário, no Cajuru. A terceira linha do Expresso Ligeirão da capital vai utilizar um trecho de canaletas já existente no eixo Oeste por onde atualmente passa o Ligeirinho Pinhais/Campo Comprido.

A ideia é que o novo terminal CIC Norte abrigue, além do Ligeirão, também o biarticulado Centenário/Campo Comprido, que terá seu trajeto, aumentado em 1,5 quilômetro. Pelo novo terminal também vão passar as linhas alimentadoras da Estrada Velha de Campo Largo (prolongamento da Eduardo Sprada), da Cidade Industrial e da Rua João Dembinski ­ neste caso, fazendo ligação com o terminal da Fazendinha.

Já o terminal Campo Comprido, pela sua localização, será mantido como ponto de integração dos alimentadores do Jardim Gabineto, Riviera, Positivo e das linhas originárias das ruas João Falarz e Toaldo Túlio.

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