Campina Grande do Sul

Mais sangue pra Cristina

Diarista Cristina Pirog iniciou quimioterapia e está fazendo transfusões de sangue diariamente. Foto: Reprodução/Facebook
Escrito por Paula Weidlich

Diarista que teve a história mostrada pela Tribuna ainda precisa da solidariedade dos leitores

 

A diarista Cristina Robaszkiewicz Pirog, 40 anos, cuja história foi mostrada pela Tribuna do Paraná na semana passada, segue resistindo bravamente em sua luta pela vida. Internada desde o dia 16 de fevereiro, após sofrer uma grave hemorragia ao passar por uma biópsia que investigava um tumor alojado em pescoço, Cristina foi diagnosticada com leucemia, um tipo de câncer do sangue e da medula óssea.

No último dia 27, ela iniciou o tratamento de quimioterapia e, devido ao seu atual estado de saúde, ainda precisa contar com a solidariedade das pessoas. Diariamente, ainda são muitas as transfusões de sangue recebidas por ela.

“A mãe está internada ainda, mas está melhor. Seus órgãos, como o rim e o baço, que estavam muito inchados, estão funcionando melhor. Mas seu corpo não produz plaquetas e hemácias. Por isso ela ainda precisa receber transfusões, precisa da doação de sangue. Ela tem tomado cerca de oito bolsas de plaquetas e duas de sangue por dia. Assim, continuamos pedindo que as pessoas doem sangue para ela, que vão até o Hemepar e informem que desejam doar sangue para reposição, em nome de Cristina Robaszkiewicz Pirog”, pede sua filha, a estudante Ellen Cristina Pirog, 20.

Segundo Ellen, a previsão dada pelos médicos é que o tratamento de Cristina contra a leucemia dure aproximadamente dois anos. Após este período ela será avaliada, para verificar se sua medula voltou a funcionar ou se será necessário submetê-la a um transplante de medula. Até que esteja estabilizada, Cristina deve permanecer internada no Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

Agradecimento

A família agradece o apoio e as doações recebidas nos últimos dias. Em suas redes sociais, a filha de Cristina declarou: “A mãe está muito feliz a agradecida com as doações de sangue! E nós agradecemos pelas orações, doações e compartilhamentos! Nós estamos MUITO confiantes que ela vai ser curada logo! A mãe é forte e sabemos que ela vai passar mais por essa! Mais uma vez, obrigada e obrigada por tudo, pessoal! E Deus os abençoe! Um grande beijo e abraço da família Pirog”.

Doações de SANGUE, em nome de Cristina Robaszkiewicz Pirog (O+):

Hemepar – Travessa João Prosdócimo, 145, Alto da XV

Funcionamento:

De 2ª a 6ª feira, das 7h30 às 18h30. Sábados das 8h às 18h.

Tel: (41) 3281-4000

 O que é necessário para doar sangue?

  • Estar em boas condições de saúde.
  • Ter idade entre 16 e 67 anos (menores de idade com autorização e presença do responsável legal)
  • Pesar no mínimo 50 kg.
  • Estar descansado.
  • Estar alimentado: não deve estar em jejum. Evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação. Aguardar intervalo de 2 horas após o almoço.
  • Portar documento oficial com foto emitido por órgão oficial (RG, Carteira de habilitação, Passaporte, Carteira de identidade profissional e Carteira de Trabalho).
  • Respeitar o intervalo mínimo entre as doações.

Intervalo das doações:

  • Homens: 60 dias
  • Mulheres: 90 dias

Sobre o autor

Paula Weidlich

(41) 9683-9504