Cajuru

Vozes da comunidade

Todas as segundas e quartas-feiras, apaixonados por cantar se reúnem a partir das 19h em uma sala da Administração Regional Cajuru. Motivo: aulas de canto coral oferecidas à comunidade pelo Projeto Nosso Canto, que é mantido pela Fundação Cultural de Curitiba, com supervisão da regente paulista Mara Campos e orientações de integrantes do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba.

O securitário Edevaldo Tixiliski, 53 anos, sempre gostou de cantar e sentia que precisava lapidar seu talento. “Canto já faz quatro anos, participo de outro coral, mas me interessei pelo projeto porque aqui posso aperfeiçoar minha técnica vocal. Pesquisei na internet e vi que a Regional Cajuru seria o local mais perto pra mim”, relata.

Edevaldo destaca os conhecimentos compartilhados pelo professor. “Ele tem muita técnica, é formado em música e nos ajuda bastante a corrigir detalhes que fazem a diferença, como as técnicas de colocação de voz, respiração e exercícios vocais. Além disto, aqui dá para fazer amizades. A música equilibra o dia a dia da gente, nós chegamos tensos e saímos equilibrados, em paz”.

A também securitária Andréia Rodrigues, 45, aprova as aulas. “Me inscrevi influenciada por meu colega Edevaldo, mas também conhecia uma coralista de outra regional, que elogia muito o projeto. E apesar de ser coralista há algum tempo, sentia que faltava participar de aulas dedicadas exclusivamente à técnica vocal, para aprimorar minha paixão. Em poucas aulas, o crescimento que tive foi absurdo. Senti que saí de minha zona de conforto e despertei coisas que nem eu mesma conhecia sobre mim e a minha voz. Ter a oportunidade de participar de uma aula desta qualidade, sem nenhum custo, é maravilhoso”, opina.

Experiência

Foto: Pedro Serápio
São realizadas duas aulas por semana. Foto: Pedro Serápio

No Cajuru, quem comanda as aulas e repassa as técnicas vocais e as práticas de coral, que incluem aulas sobre fisiologia da voz, impostação e dicção e repertório para grupos vocais, é o tenor do Coral da Camerata Antiqua de Curitiba Maico Sant’Anna. “Temos aulas duas vezes por semana, em uma abordamos as técnicas vocais, na outra o enfoque é o repertório do canto coral”, explica.

Para o professor, compartilhar conhecimento é uma riqueza: “Você aprende com que está aprendendo e consegue realizar mudanças práticas na voz das pessoas. Trazer cidadãos normais para esse mundo da música é fantástico, este é um mundo da fantasia onde não existem problemas”, diz.

Desafio

Foto: Pedro Serápio.
A inscrição pode ser feita o ano todo e o aluno pode participar do coral por tempo indeterminado. Foto: Pedro Serápio.

Qualquer pessoa com idade acima de 14 anos pode participar do projeto, que foi criado há cerca de 15 anos. Além do Cajuru, as aulas também acontecem nas Regionais Boa Vista, Boqueirão, Pinheirinho e Santa Felicidade. Não é necessário saber cantar e não são feitos testes de seleção. A inscrição pode ser feita o ano todo e o aluno pode participar do coral por tempo indeterminado.

Durante o ano os alunos participam de apresentações em igrejas, clínicas e hospitais. No início de 2016 os coralistas de todas as regionais devem se juntar para participar da Oficina de Música de Curitiba, que acontece em janeiro. “Eles apresentarão movimentos da obra Carmina Burana, no Teatro Guaíra, acompanhados por uma orquestra”, conta o professor Maico.

Serviço
Projeto Nosso Canto – Regional Cajuru
Datas: às segundas e quartas-feiras
Horário: das 19h às 21h
Orientador: Maico Sant’Anna
Local: Rua Luís França, 2032 (esquina com Rua Roraima)
Contato: (41) 3361-2304

Leia mais sobre Cajuru

Sobre o autor

Paula Weidlich

(41) 9683-9504