Boqueirão

Mundo melhor

Crianças de 2 a 5 anos, moradoras da região do Boqueirão, que vivam em situação de vulnerabilidade social e que tenham ou não algum tipo de deficiência, logo terão a oportunidade de frequentar a mesma sala de aula, para que possam aprender juntas as primeiras letras e valores como respeito, compreensão e aceitação do que é diferente. O Centro de Educação Infantil Mundo para todo Mundo (CEI MPTM) está sendo construído na Rua Hipólito da Costa e deve abrir as portas em janeiro.

O objetivo da escola é preparar as crianças para serem “humanamente eficientes”. Foto: Giuliano Gomes.
O objetivo da escola é preparar as crianças para serem “humanamente eficientes”. Foto: Giuliano Gomes.

A escola de educação inclusiva terá 50% de crianças com algum tipo de deficiência. Está sendo erguida por iniciativa da Universidade Livre para a Eficiência Humana (Unilehu) com a ajuda de muitos voluntários e empresas, que doaram recursos, materiais de construção e horas dos seus dias.

Humanidade

Segundo a presidente do Mundo para Todo Mundo, Yvy Karla Abbade, o objetivo da escola é preparar as crianças para serem “humanamente eficientes”, mostrando para a sociedade que elas podem estudar juntas e aproveitar o que a convivência apoiada na diversidade pode oferecer. “Este é um projeto inovador, teremos um espaço inclusivo e uma linha pedagógica diferenciada. Será um local democrático, um ambiente de educação sensível, que também oferecerá atendimento às famílias”.

Voluntários se organizam nos finais de semana. Foto: Giuliano Gomes.
Voluntários se organizam nos finais de semana. Foto: Giuliano Gomes.

O projeto também quer combater preconceito e discriminação. “Hoje existe uma lei que obriga as empresas a contratarem pessoas que possuem deficiência, mas o ideal seria que esta lei não precisasse existir, que todos percebessem a capacidade delas naturalmente”, diz Yvy.

Ajude você também

Para atender as crianças com os equipamentos, método e tecnologia propostos, o CEI MPTM terá custo médio mensal de R$ 750 por aluno.

Para que seu funcionamento seja viabilizado, a instituição espera firmar parceria com a prefeitura. Além do apoio do poder público, a escola precisa das doações de pessoas e empresas para terminar a obra, mobiliar as salas e iniciar as aulas. Se você também quiser ajudar, com material ou trabalhando como voluntário, entre em contato com os responsáveis pelo projeto: (41) 3333-6921 ou querodoar@mun doparatodomundo.org.br

 

Leia mais sobre o Boqueirão.

Sobre o autor

Paula Weidlich

(41) 9683-9504