Boa Vista

Separação Voluntária

Escrito por Tribuna do Paraná

A regional Boa Vista foi escolhida para abrigar a primeira unidade de um novo projeto ambiental da prefeitura de Curitiba: a Estação de Sustentabilidade, um local preparado para entrega voluntária de resíduos recicláveis por moradores da região. Localizada na esquina das ruas Flavio Dallegrave e Jovino do Rosário, a Estação foi entregue em novembro e desde então recebeu cerca de meia tonelada de resíduos.

Sucesso do projeto depende da adesão da população que precisa separar e limpar cada tipo de resíduo antes do descarte na estação.
Sucesso do projeto depende da adesão da população que precisa separar e limpar cada
tipo de resíduo antes do descarte na estação.

O objetivo da Estação é envolver os cidadãos na gestão dos resíduos sólidos, aperfeiçoar a coleta seletiva e criar mais um mecanismo de inclusão social, ao delegar a administração dos resíduos para associações de catadores. “É um projeto que exige uma mudança cultural e contamos com a visão inovadora dos curitibanos para aderir à ideia”, diz o prefeito Gustavo Fruet.

A Estação da Sustentabilidade Flavio Dallegrave faz parte do Sistema de Entrega Voluntária de Resíduos Recicláveis, que prevê a implantação, nos próximos anos, de pelo menos uma estação em cada um dos 75 bairros de Curitiba.

Foram desenvolvidos cinco modelos de Estações de Sustentabilidade, que serão utilizadas conforme o perfil da região em que a unidade for instalada e as classes de resíduos que receberá.

Esta primeira estação é do tipo 1. Ela recebe 12 tipos de materiais recicláveis, como vidro incolor e colorido, papel branco, papelão, papel colorido, embalagem longa vida, plásticos, rótulos, tampas e garrafas pet, além de latas de alumínio e outros metais. Antes de serem depositados nos locais apropriados, os materiais devem ser separados por tipo e limpos.
Instalada num container marítimo com vida útil vencida, adaptado para a nova função, a Estação ficará aberta 24 horas. Os moradores do entorno poderão realizar o descarte quando for conveniente, não precisando mais esperar pela coleta seletiva domiciliar.

arte_boavista

Uma das primeiras pessoas a utilizar a Estação da Sustentabilidade foi dona Maria Valter, moradora do bairro Boa Vista há 50 anos. No dia seguinte à abertura do local, ela saiu de casa com o carrinho de feira cheio de materiais recicláveis. Antes de ir ao supermercado, fez uma parada rápida no meio do percurso para conhecer e usar a estação.
Dona Maria conta que já separa os recicláveis do lixo orgânico em casa e que agora vai aproveitar as idas ao mercado para levar os materiais até a estação. Vai separar cada tipo de material, como plástico e papel, para colocar nos recipientes certos. “Não custa nada dar uma paradinha. Vamos fazer algo melhor para a cidade”, disse.

Leia mais sobre o bairro Boa Vista.

Sobre o autor

Tribuna do Paraná

(41) 9683-9504