Batel

Tubo problema!

Aberta para o uso da população há uma semana, a estação-tubo Bento Viana, no Batel, já recebe reclamações por parte de usuários e cobradores que nela trabalham. Segundo quem passou a utilizar a nova estrutura, ela foi colocada em funcionamento com falhas, como degraus desnivelados, elevadores para cadeirantes desativados e falta de portas nos vãos de acesso aos ônibus.

Entregues na semana passada, as novas estações-tubo da Bento Viana fazem parte do projeto de desalinhamento do eixo Norte/Sul, iniciado em 2012. Sua implantação sofreu uma série de atrasos, o que gerou notificação extrajudicial à empresa responsável e o estabelecimento de um novo cronograma, que previa que a nova estrutura entrasse em operação até o fim de maio.

Porém, mesmo já em funcionamento, usuários reclamam da falta de alguns itens estruturais da nova estação. A principal reclamação é em relação à falta das portas, que ainda não foram instaladas. “Sem porta, o frio aumenta. Quando o ônibus chega à estação, dá muito vento e a sensação térmica é muito baixa”, diz o cobrador Maciel Gobbi.

A dona de casa Patrícia Regina Cordeiro também reclamou da falta de portas. “Eu sei que precisavam colocar em funcionamento logo esse tubo, mas entregar sem porta bem no início do tempo frio em Curitiba é complicado demais. Ainda mais com esse vento todo que o ônibus gera”, conta.

Outro cobrador, que preferiu não se identificar, afirma que a situação piora com a falta do kit inverno para os trabalhadores que atuam nas estações-tubo. “Tanto falaram desse kit inverno que até hoje não chegou nada pra gente. Primeiro a gente ia ganhar, depois cancelaram. Nem sei que pé está esse assunto, só que o frio é grande, ainda mais sem as portas instaladas”, reclama.

Ele ainda diz que os degraus das estações foram mal planejados e que os elevadores para cadeirantes não estão funcionando. “Infelizmente temos que escutar reclamação dos usuários, mas o que podemos fazer se entregaram sem estar tudo funcionando”, lamenta.

A Urbs informa que colocou em funcionamento a nova estação-tubo da Bento Viana com os itens necessários para a operação, já que o tubo fechado estava comprometendo as linhas de ônibus que passam pelo local. Sobre os elevadores para cadeirantes sem funcionar, a Urbs afirma que enviou técnicos ainda na manhã de ontem para solucionar o problema.

Em relação às portas não instaladas, o órgão disse que os equipamentos serão colocados o mais rápido possível, mas não garantiu prazos. Já sobre os degraus, a Urbs informou que, dependendo dos desníveis do terreno, é necessária a instalação de uma estrutura de adaptação ao tubo.

Cobradores liberados do uniforme

A Urbs informou que o kit inverno foi cortado da lista de exigências junto às empresas de transporte para que o preço da tarifa não fosse aumentado. Porém, afirma que enviou na última sexta-feira um ofício às empresas, informando que os cobradores das estações-tubo estão liberados para usar roupas de inverno que não pertençam ao uniforme.

O Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região (Sindimoc) disse à Tribuna que não tinha conhecimento sobre o ofício. “Fiquei sabendo por vocês, mas a nossa briga não é por roupas especiais para o frio. Há alguns anos nós brigamos por uma mudança na estrutura das estações-tubo, para que sejam protegidas. Mas essa liberação é positiva para os trabalhadores dos tubos, que poderão ficar mais agasalhados, mas negativa para o usuário, que não vai saber quem vai estar do outro lado, pois não haverá identificação alguma”, ressalta o presidente do Sindimoc, Anderson Teixeira.

 

 

Comente aqui.

– Você já usou a nova estação Bento Viana?

– Conhece outra estação-tubo com problemas?

– Aprova o fim do kit inverno pros cobradores?

Sobre o autor

(41) 9683-9504