enkontra.com
Fechar busca

Publicidade

Bairro Alto

Praça de cara nova

Foto: Ciciro Back.
Paula Weidlich
Escrito por Paula Weidlich

Vivendo há muitos anos no Bairro Alto, a pianista Márcia Denise Rodrigues, 55 anos, conta que nunca viu a pracinha em frente à sua casa tão bonita e bem cuidada. A praça, na Rua Rio Mucuri, ao lado do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Irmã Dulce, que antes era toda pichada e tinha apenas com um escorregador e uma gangorra, foi transformada depois de ação conjunta de moradores, voluntários da empresa GVT e funcionários da prefeitura que mudaram a paisagem.

“As senhoras fazem exercícios nos aparelhos de manhã e à noite, grupos jogam basquete na praça. Eu também trago minha netinha diariamente. Vou buscá-la na creche e antes de entrarmos em casa, ficamos no parquinho da praça” diz Márcia. O mutirão de renovação, com cerca de 300 pessoas, foi no fim de julho. “Abri minha casa para os voluntários, pra tomar água, usar o banheiro e guardar as tintas. Estar envolvida foi gratificante. Depois é só cuidar. A praça é de todos nós”, afirma.

Nova estrutura, problemas antigos

Local foi transformado com ação de moradores, empresa e voluntários. Foto: Ciciro Back.

Local foi transformado com ação de moradores, empresa e voluntários. Foto: Ciciro Back.

Está disponível, para as crianças, um parquinho completo: com balanço, gangorra, escorregador e trepa-trepa, além dos brinquedos de pneus.

Para os mais velhos há mesas de jogos, quadra poliesportiva, aparelhos da academia ao ar livre, e os livros da “Geloteca”, guardados em uma geladeira desativada. Muros que a cerca, pintados de forma voluntária por vários grafiteiros, soma mais uma manifestação artística ao local.

Vândalos

Além das famílias, também frequentam a praça grupos de jovens e adultos, que usam o local para consumir álcool e drogas. Vândalos também já foram vistos. Picham o que foi renovado e danificam brinquedos do parquinho. Segundo os moradores, isso acontece mesmo com a presença da Guarda Municipal, que passa pelo local mais de quatro vezes por dia.

Leia mais sobre Bairro Alto.

Sobre o autor

Paula Weidlich

Paula Weidlich

Deixe um comentário

avatar

1 Comentário em "Praça de cara nova"


fernando rocha
fernando rocha
3 anos 2 meses atrás

Agora a GM tem que fazer ronda no parque e pegar os vândalos e drogados. Por isso que temos que cuidar todo mundo tem direito ao lazer

wpDiscuz
(41) 9683-9504