Bacacheri

Hora marcada

Escrito por

Moradores das cercanias do Parque Bacacheri estão divididos em relação aos horários de funcionamento a área. Inaugurado em 1988, o espaço funcionava abertamente, porém há alguns anos o local passou a permanecer aberto diariamente das 6h às 22h. Essa situação deixou parte da vizinhança aliviada, já que o local deixou de ser frequentado por marginais. Já alguns moradores reclamam dos horários limitados, alegando que, por se tratar de um espaço público, o parque deve permanecer aberto 24 horas por dia.

O representante comercial Mário César da Silva é morador da região do Parque Bacacheri há 30 anos. Ele conta que ficou aliviado quando a prefeitura estipulou o horário de funcionamento do espaço. “Não tinha mais como ficar aberto durante a noite. Nesse horário o parque era muito mal frequentado por marginais que passavam a madrugada bebendo cachaça e usando drogas. No outro dia de manhã tinham garrafas quebradas ao longo do parque. Além disso, sempre tinha assalto. Eu comemorei quando fecharam”, diz.

O empresário Rodrigo Pereira também mora na região do parque e diz que o horário de funcionamento não atrapalhou sua vida. “Eu sempre caminhei de manhã cedo, então não mudou a minha rotina. Mas o que mudou foi em relação à limpeza do parque. Quando era aberta, eu lembro que encontrava muito sujeira pelo parque ao amanhecer”, recorda.

Público

Já para parte da vizinhança, o Parque Bacacheri deve permanecer aberto 24 horas por dia, já que se trata de um espaço público. Para Sérgio Augusto Maravalhas, morador da região, a situação é irregular. “É um lugar público, uma via pública e não pode permanecer fechada. Já reclamei com a prefeitura, que alegou que fechou o parque por motivos de segurança. Também já conversei com alguns deputados em Brasília, mas nada mudou”, conta.

Sérgio diz que costumava fazer exercícios físicos no final da noite no Parque Bacacheri e conta que nunca se sentiu inseguro ao utilizar o local no período noturno. “Nasci e cresci aqui na região e nunca tive problema. Isso é besteira. Não acontecia nada demais durante a noite aqui”, lembra.

A dona de casa Margareth Ramos também costumava utilizar o Parque Bacacheri pela noite. “Tinha problemas de insônia e quando não conseguia dormir eu ia para o parque passear com os cachorros pra tomar um ar fresco. Volta e meia tinha uns elementos suspeitos, mas no geral era tranquilo. Mas não tinha necessidade de fechar. Era só aumentar a segurança”, ressalta.

Limitados

O Departamento de Parques e Praças da Secretaria Municipal de Meio Ambiente informa que algumas unidades têm horários de visitação limitados e não funcionam 24 horas, por questões de conservação da fauna e flora e principalmente por segurança, diminuição de vandalismo e pratica de atividades ilícitas.

Comente aqui.

– Você concorda com o fechamento dos parques durante a noite?

– É possível manter os parques abertos e seguros depois das 22h?

– Você já foi a algum parque no período noturno?

Sobre o autor

(41) 9683-9504