As seis linhas do Interbairros que existem em Curitiba foram criadas a partir de 1979. Em dias úteis, aproximadamente 160 mil passageiros utilizam esses ônibus para algum tipo de deslocamento na cidade. A linha mais movimentada é a do Interbairros 4, que faz o trajeto entre Santa Felicidade e o Pinheirinho, com uma média de 43,5 mil usuários por dia.

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O desenho do trajeto que as linhas do Interbairros fazem é similar a uma teia de aranha: Interbairros 1 e 2 transitam em sentido circular – por isso existem em sentidos horário e anti-horário – e os demais (3, 4, 5 e 6) trafegam em sentido pendular, cobrindo toda a cidade e transformando o ônibus em uma importante alternativa de transporte para a população. Somadas, representam uma extensão de 316 quilômetros de ruas e avenidas.

Por causa do crescente número de passageiros, os veículos do Interbairros também foram modernizados. O ônibus articulado, com capacidade para 210 passageiros, é utilizado nas linhas 2, 3, 4 e 5. Já as linhas 1 e 4, que têm uma demanda menor, são atendidas por ônibus Padron, para 80 usuários (em pé e sentados).

Além das linhas tradicionais, o gestor de Operação de Transporte Coletivo da Urbs, Ismael França, explica que há um monitoramento constante em toda a rede de transporte coletivo de Curitiba, inclusive nas linhas do Interbairros, para que seja possível analisar se a demanda está compatível ao serviço oferecido.

Inovações

França diz que um dos projetos que deve ser colocado em prática em breve é a criação de novas faixas exclusivas para o transporte coletivo e que devem beneficiar inclusive os passageiros atendidos pelas linhas do Interbairros. “Hoje Curitiba tem ruas de grande congestionamento. Com a criação de novos trajetos exclusivos para os ônibus, é possível aumentar a frequência e a regularidade da frota”, afirma.

Entretanto, a aquisição de veículos articulados com tecnologia híbrida – já usada no trajeto do Interbairros 1, desde 2012, nos ônibus modelo Padron – deve demorar um pouco ainda.

Em 2016, na linha Interbairros 2 foram realizados testes operacionais em Curitiba com o primeiro híbrido articulado da América Latina. Porém, de acordo com a Urbs, ainda não é possível prever a implantação desse novo tipo de tecnologia porque impactaria diretamente no valor da tarifa de ônibus, que hoje é de R$ 4,25.

Interbairros 1

Criada em 1980, linha em sentido circular que liga os bairros centrais até a PUC PR, em dois sentidos, passando por cerca de dez bairros. São 17 quilômetros de trajeto no sentido horário e 19 quilômetros no sentido anti-horário.

Interbairros 2

A primeira linha de Interbairros implantada em Curitiba, em 1979, para conectar os bairros da cidade sem a necessidade de passar pelo Centro. Transita em sentido circular e passa por 25 bairros de Curitiba e pelos terminais Cabral, Capão da Imbuia, Hauer, Campina do Siqueira e Campo Comprido. Trajeto de 41,2 quilômetros no sentido horário e de 42,7 quilômetros no sentido anti-horário. Por causa da grande demanda, é reforçada pela Linha Direta Inter 2 (Ligeirinho), também circulando nos sentidos horário e anti-horário.

Interbairros 3

Criada em 1980, é a mais longa das linhas interbairros. Liga os bairros do Santa Cândida ao Capão Raso em sentido pendular. Cada viagem, com duração de 2 horas e 20 minutos aproximadamente, tem 60 quilômetros de extensão (ida e volta). Passa pelos terminais Capão Raso, Carmo, Bairro Alto e Santa Cândida.

Interbairros 4

Criada em 1980, a linha liga o bairro de Santa Felicidade ao Pinheirinho. Antigamente, esta linha se prolongava até o Terminal do Boqueirão, mas com a implantação da Linha Circular Sul, em 1999, o itinerário foi limitado até o Pinheirinho. O trajeto total (ida e volta) totaliza quase 46 quilômetros de extensão. Passa pelos terminais Santa Felicidade, Campo Comprido, Fazendinha, CIC e Pinheirinho.

Interbairros 5

Criada em 1988, liga o bairro Fazendinha à Vila Oficinas e beneficia muitos estudantes, entre eles alunos da PUC-PR, Universidade Federal do Paraná e Escola Técnica da UFPR, pois estas universidades fazem parte do itinerário. O trajeto total (ida e volta) tem 25 quilômetros de extensão. Passa pelos terminais Fazendinha, Portão e Vila Oficinas.

Interbairros 6

Criada em 1988, o itinerário desta linha liga o Terminal Pinheirinho ao Terminal Campo Comprido e tem como via principal a Avenida Jucelino Kubitschek. O trajeto total (ida e volta) soma 39 quilômetros de extensão. Passa pelos terminais Campo Comprido, Caiuá e Pinheirinho.

Inter 2

Apelidado pela população de Falcão Prateado, o ônibus foi implantado em 1991 e passa por 29 bairros de Curitiba.

*Reportagem: Daniele Blaskievicz

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