Alto Boqueirão

Maiores abandonados

Escrito por Samuel Bittencourt

A região que abriga o Recanto dos Eucaliptos, no Alto Boqueirão, se transformou em um ponto de frequente abandono de cães. Em frente à Unidade de Saúde Eucaliptos, é possível encontrar alguns desses cachorros, que após serem deixados ao relento, fizeram do posto seu novo lar temporário.

A situação divide opiniões entre a população que frequenta o postinho. “Muitos usuários do posto ficam com pena e adotam alguns. Porém, para um que é adotado, são deixados três no dia seguinte”, explica uma funcionária da unidade de saúde que não quis se identificar. Ela conta que a maior dificuldade é encaminhar cães grandes.

Funcionários fazem "vaquinha" pra cuidar dos bichos. Mas tem gente que reclama. Foto: Paulo Lisbôa
Funcionários fazem “vaquinha” pra cuidar dos bichos. Mas tem gente que reclama. Foto: Paulo Lisbôa

De acordo com ela, os cães já são levados ao veterinário para castração e vacinação através de vaquinha feita entre usuários do posto. Atualmente, cinco cães estão recebendo tratamento para posteriormente serem encaminhados à adoção. Porém, nem todos têm a mesma sorte. “Ficamos com pena dos coitados. Muitas pessoas querem ajudar, mas não podem e a maioria dos cães continua sem casa”, conta a moradora do bairro Nádia Melnik.

Mas nem todos estão satisfeitos com a presença dos novos moradores. De acordo com a funcionária da unidade, alguns usuários se queixam dos cães. “Tem pessoas que vêm se consultar e estranham, dizem que é anti-higiênico”, conta. Para ela, o ideal seria que eles fossem cuidados por um abrigo, mas disse que todos que foram procurados já estavam cheios.

Leia mais sobre Alto Boqueirão

Sobre o autor

Samuel Bittencourt

(41) 9683-9504