Água Verde

Não custa se exercitar!

Desde a metade de fevereiro, o entorno do Cemitério do Água Verde ficou movimentado nas quintas-feiras. Entre 18h e 20h, a comunidade do bairro utiliza o local como pista de caminhada e corrida.

Os grupos saem a cada 30 minutos da praça Sagrado Coração de Jesus e dão a volta pelo cemitério com a orientação do professor de Educação Física, Minoru Mise, que mora no bairro e há 10 anos pratica corrida de rua. Além disso, policiais militares acompanham a atividade. “É uma boa ideia. Estamos numa área boa, perto da República Argentina, então podemos colocar o pessoal pra treinar, vamos movimentar bastante. Cada um no seu ritmo”, afirma Mise, que acredita que com a revitalização da área a atividade deve ficar ainda melhor.

Ao mesmo tempo em que realizam atividades físicas, os moradores também atuam no combate à criminalidade na região.  O objetivo é transformar o entorno e fazer com que a comunidade ocupe espaços que até então eram dominados pela violência. A região do cemitério, por exemplo, até pouco tempo se destacava pelo grande número de casos de assaltos e furtos de veículos. “Conseguimos praticamente zerar as ocorrências na região. Queremos afugentar a criminalidade pra promover a saúde no bairro e melhorar a segurança”, comemora o presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) do Água Verde, Paulo Roberto Goldbaum Santos.

Incentivo não falta pra vizinhança entrar em forma. Foto: Ciciro Back
Incentivo não falta pra vizinhança entrar em forma. Foto: Ciciro Back

Mais projetos

A prática de caminhadas e corridas não é a única iniciativa de melhoria. Está previsto para abril o início das obras de revitalização do entorno, com a instalação de uma pista adequada para atividades físicas com 1.560 metros e nova iluminação. “A questão da segurança pública não é só de polícia, mas também de urbanização. À medida que temos um local organizado, atraímos a população, para que participe, e espantamos a criminalidade”, comenta o presidente do Conseg.

Outros dois projetos também pretendem estimular a comunidade do Água Verde a ocupar os espaços públicos, aliando a prática de atividades físicas. A Praça Hee Wing deve sediar em breve aulas de tai chi chuan e a revitalização do Rio Guaíra também prevê a construção de ciclovias.

Com a comunidade

O Conseg Água Verde realiza suas reuniões sempre na última terça-feira do mês, a partir das 19h30. O encontro acontece no Restaurante Ancoradouro, na Avenida Água Verde, 663. Em março a reunião será no dia 31.

Leia mais sobre Água Verde

Sobre o autor

Carolina Gabardo Belo

(41) 9683-9504