A tradição passou de pai para filho. A fabricação de bicicletas artesanais na garagem da casa do mecânico aposentado Luiz Altayr Gusso, de 72 anos, agora é o trabalho do filho dele, Lucas Giovani Gusso, de 26. A pequena oficina, que quando foi descoberta pelos Caçadores de Notícias, em setembro de 2014, era um hobby, hoje se tornou sustento.

continua após a publicidade

A história de pai e filho, que moram no bairro Abranches, se uniu às outras histórias de quem conversou ontem com a reportagem da Tribuna, na primeira edição do projeto Redação Móvel no Bairro, em parceria com a RPC e a rádio 98FM. A próxima ação será no Sítio Cercado, em local a ser divulgado.

A produção das bicicletas segue a todo vapor. Foto: Arquivo

A família de Luiz, que faz as bicicletas, é criativa e muito conhecida no bairro. A produção começou a ser feita há mais de dez anos de forma tímida e por puro hobby. “Via meu pai produzindo, tendo muitas ideias e gostava. Cursei design e a faculdade me abriu os horizontes. Comecei a ter vontade de fazer o que meu pai fazia, juntando meu aprendizado, e resolvemos criar”, contou Lucas.

Junto com o amigo e colega de curso Yuri Prybycien, 25, ele deu início à empresa Azzu, que produz equipamentos movidos à propulsão humana, ou seja, precisam do movimento do corpo para se locomover. “Hoje, a nossa maior venda são as food bikes, bicicletas usadas para a alimentação. Nosso negócio se tornou profissional e se tornou fonte de renda”, disse Lucas.

continua após a publicidade

A produção, embora continue pequena pelo tamanho do espaço físico e das condições da empresa, segue sempre a todo vapor. “Produzimos pelo menos duas por mês. Mas o interessante é que sempre estamos trabalhando. Em um ano, praticamente, fizemos mais de 20 bicicletas. Todas personalizadas”. O objetivo da empresa é ampliar os negócios com produtos diferenciados. A ideia de Lucas é, no futuro, atender pessoas com deficiência.

Carregando a tocha

Foto: Arquivo Pessoal

O visionário criador das bicicletas vai ser um dos curitibanos que, em julho, vai conduzir a tocha olímpica durante a passagem por Curitiba. “Uma emoção muito grande. Sou esportista, sempre gostei, e pra mim é uma sensação diferente poder participar desse momento único”, comentou Luiz Altayr Gusso.

continua após a publicidade

Por ter em mente novos modelos exclusivos de bicicletas, Luiz até pensa em alguma maneira diferente para os poucos minutos com a tocha. “Serão pelo menos uns 200 metros, mas se me deixarem usar uma das minhas criações, eu uso”, brincou. A data ainda não está certa, mas ele sabe que deve ser próximo ao dia 14 de julho.

Interessados nas bicicletas exclusivas devem entrar em contato pelos fones (41) 3354-3416/3081-4959.

Leia mais sobre Abranches