Você tem fome de quê?

Você sabia que, nos momentos de raiva, os alimentos crocantes são mais comuns pelo fato de a pessoa poder “morder” de verdade a situação que está incomodando?
Sentimentos como tristeza, frustração, tédio, ansiedade são alguns desencadeadores do que chamamos de Fome Emocional e que normalmente aparece repentinamente, junto com uma sensação de urgência.
Há algum tempo, fui fazer uma reunião de coaching com um empresário no seu escritório. E, em vez de ele me oferecer um tradicional café ou água, me perguntou se eu queria um pedaço de chocolate. Disse sim e foi então que Manoel abriu a sua “fantástica gaveta de chocolates”!
Comentando este fato com a nutricionista funcional Flávia Sguario e sobre o que leva as pessoas a usarem “alimentos” para saciar a ansiedade, ela explicou que o problema é quando nos tornamos reféns desse comportamento e agimos repetidamente a ponto de isso nos causar problemas ligados à saúde ou ao peso.
Normalmente, a Fome Emocional aparece quando não estamos muito bem emocionalmente nos levando a “descontar” na comida. Esta fome não deve ser ignorada e, sim, trabalhada. Devemos nos conhecer, saber identificar o que estamos sentindo e procurar entender a razão que nos leva à autossabotagem.
Segundo Flávia, temos alguns antídotos para driblar a Fome Emocional ou por impulso:
1) Se está sentado em frente ao computador e se sentir entediado, em vez de buscar aquele bombom na gaveta, levante e dê uma caminhada pelo corredor.
2) Quando está em meio a uma atividade que traz um certo grau de irritação, se permita fazer um intervalo, converse com um colega, mude o foco. Isso trará uma sensação de alívio e relaxamento.
3) Tenha horários estabelecidos para as refeições, assim, fica mais difícil comer “fora de hora” e ter ataques de compulsão.
4) Respire. Respirar corretamente ajuda a aliviar a tensão e a ansiedade.
5) Muitas vezes, a falta de hidratação pode levar à falsa sensação de fome, portanto, manter-se hidratado é fundamental.
6) Já deixe separado, na noite anterior, o que você vai levar de lanche para o trabalho no dia seguinte para comer nos intervalos da manhã e da tarde. Isto pode te ajudar a não cair na armadilha de comer qualquer coisa por não ter se planejado antes.
Acredito que Manoel, mesmo lendo este texto, irá manter a sua gaveta de guloseimas porque é sua válvula de escape, como diz, mas você aí, preste atenção no que vai comer porque no fim das contas é você mesmo que vai ter que rebolar para dar conta do prejuízo!