Você tem brilho nos olhos?

O que você enxerga quando se olha no espelho toda manhã: alguém que só faz as coisas por obrigação ou uma pessoa determinada e comprometida com os seus objetivos?

Se a sua resposta for a primeira, podemos dizer que falta você acreditar naquilo que faz e determinação pra alcançar metas futuras. Se você se enquadra na segunda alternativa, parabéns! Pessoas automotivadas têm uma missão definida e são estas que têm brilho nos olhos.

Percebo este brilho nos olhos quando meus clientes relatam alguma ação, decisão ou atitude que realmente fizeram sentido pra eles. E esse sentido é a conexão entre missão pessoal e valores com a forma de pensar, sentir e agir. Quando vejo que uma pessoa apresenta essa condição, digo sempre que eu deveria pendurar um espelho na parede atrás de mim para que eles se enxerguem neste momento, pois é muito visível o semblante de quem está automotivado do que está levandoà

Não há nenhuma fórmula mágica pra despertar a automotivação, mas pergunte-se: o que me faz levantar da cama e acordar cedo todos os dias? O salário é muito importante, mas se este for o seu único indicador, atenção! Sinal amarelo.

Há um tempo, Renata me procurou para falar sobre a falta de motivação em sua carreira, pois já havia alcançado o topo, o nível máximo aonde poderia chegar na empresa em que trabalhava. Ela tinha salário e benefícios excelentes, mas se sentia estagnada e queria uma mudança, pois, aos 40 anos, estava sem perspectivas profissionais.

Para mudança desse cenário, Renata precisou identificar o que a alimentava interiormente e o que movia sua carreira. Foi então que percebeu que seu indicador motivacional naquele momento era o desafio de criar e desenvolver um novo projeto, o que a levou a buscar uma nova oportunidade de trabalho em outra empresa.

É difícil alguém ser automotivado 24 horas por dia e é em seu próprio interior que você irá encontrar a força que não está usando para persistir, apesar dos obstáculos. Tenha um desafio pessoal significativo que irá conseguir o seu melhor. E, como diz a música, reflita: quem não tem colírio usa óculos escuros.