Imagine que você está almoçando com seus colegas de trabalho numa lanchonete próxima da empresa que trabalha. A lanchonete está lotada e o serviço está lento. Você está preocupado com o horário porque tem uma reunião que irá começar em 20 minutos. O garçom trouxe todos os pedidos dos seus colegas, menos o seu, em que havia algumas mudanças devido à sua dieta vegetariana. Quando seu pedido finalmente chegou, não veio do jeito que você queria.

continua após a publicidade

Como você resolveria esta situação? Exigiria que refizessem seu sanduíche, mesmo sabendo que não teria muito tempo? Destrataria o garçom e sairia do restaurante sem pagar a conta? Ou você mesmo tiraria os itens a mais no seu sanduíche para comer mais rápido e chegar a tempo na reunião?

Na nossa vida, existem situações em que você ganha e o outro lado perde, ou o inverso, o que sempre desagrada a uma das pessoas envolvidas. O ideal é procurar encontrar uma maneira em que ambos ganhem ou percam menos, pois só assim haverá equilíbrio.

Veja algumas atitudes humanas e como se traduzem nas relações interpessoais:

continua após a publicidade

Ganha/Ganha: É a melhor escolha para os dois, é a negociação assertiva em que se busca uma solução que seja boa para ambas a partes.

Ganha/Perde: Baseado na competição estabelecida por pessoas que pensam somente nelas em que se quer vencer a qualquer preço.

continua após a publicidade

Perde/Ganha: São atitudes típicas de pessoas que optam em perder por falta de coragem para se expressar e agir de acordo com seus sentimentos ou crenças assumindo papel de vitimização.

Perde/Perde: Quando dois indivíduos teimosos e egoístas se encontram com o desejo de prejudicar o outro, mesmo que isso represente um prejuízo para as duas partes.