Tímidos, indecisos, falantes… quem é o cliente?

Foto: Pixabay

Independente do ramo em que você e a empresa onde trabalha atuam, temos nossos clientes internos e externos. Ou seja, os clientes internos são as pessoas que trabalham com a gente internamente e os clientes externos são nossos clientes, fornecedores, prestadores de serviços, etc.

E para que tenhamos melhores resultados em nossas negociações e relações interpessoais, é muito importante identificar o perfil de cada cliente para então abordá-lo de forma eficiente. Este tema é muito abordado em cursos sobre atendimento a cliente e vendas e aqui você já pode tentar identificar seus clientes:

Cliente tímido

Demora para falar com você. É envergonhado, não gosta de falar alto para não despertar atenção dos outros, e tem dificuldades em escolher o melhor produto, a melhor solução para o problema dele, pois não consegue transmitir direito o que quer.
Como atender: para quebrar o gelo, tente saber e chamar o cliente pelo nome, o importante é deixá-lo descontraído e não existe pressa na escolha.

Cliente indeciso

O indeciso não tem certeza do que precisa porque não conhece a fundo os produtos/serviços.
Como atender: caberá a você direcioná-lo para a escolha correta. Mostre sutilmente que a sua missão não é só vender e sim atender e explicar o funcionamento daqueles produtos/serviços. Mostre vantagens com exemplos práticos.

Cliente técnico

É mais exigente, procura saber detalhes, especificações, testes efetuados, etc.
Como atender: um profissional bem treinado e que conhece a fundo o seu produto não terá maiores problemas em atendê-lo desde que se atente a todos os dados e informações técnicas do produto/serviço.

Cliente Falante

Sem dúvida, é um ótimo papo. Gosta de explicar o porquê de querer comprar algo.
Como atender: se você não retomar o fio da meada, é capaz dele ir embora sem você saber direito o que ele queria.

Você sabia que fidelizar um cliente atual é nove vezes mais fácil do que atrair um novo e muito mais barato? Conhecer o tipo de cada cliente é uma das chaves para se alcançar bons resultados e mantê-los próximos.

“Só existe um chefe: O CLIENTE. E ele pode demitir todas as pessoas da empresa, do presidente ao faxineiro, simplesmente levando seu dinheiro para gastar em outro lugar”. Sam Walton