Sete atitudes para motivar

O ser humano tem uma necessidade de ser valorizado. E trabalhar em um ambiente propício a um crescimento pessoal e profissional é um fator de motivação. Empresas investem em palestras, treinamentos, gastam dinheiro terceirizando a responsabilidade da motivação sem perceber que um dos fatores que mais motivam os colaboradores é quando seus superiores passam a ouvi-los um pouco mais.

A empresa onde eu vi os funcionários mais motivados recentemente foi exatamente a empresa que se preocupava com eles, investindo maciçamente, por exemplo, em qualidade de vida. Aos domingos os funcionários e suas famílias são convidados a fazerem caminhadas em um programa que se chama “desapega da preguiça”.

O gestor deve entender antes de tudo que lidamos com seres humanos, pessoas que têm família, necessidades, problemas emocionais e por isso é preciso entendê-los e não tratá-los simplesmente como um simples robô. Por isso, a flexibilidade de entender o que motiva cada um do grupo é fundamental para se conseguir resultados extraordinários no coletivo.

Essa é a forma mais eficaz de se motivar uma equipe a um menor investimento possível e para colocar em prática, precisamos apenas ser mais humanista, ter bom senso, disposição e boa vontade.

7 atitudes para motivar colaboradores sem gastar dinheiro e terceirizar sua responsabilidade:

1- Seja mais humanista e reconheça os pontos fracos e fortes; individual e da equipe;

2- Reconheça e diga sempre o quanto sua equipe é importante para você e para a empresa;

3- Dê feedback positivo;

4- Dê assistência frequente;

5- Proponha soluções em conjunto;

6- Proponha metas reais;

7- Converse, ouça seu time.

Motivar pessoas, liderá-las para alcançarem sucesso nas suas vidas pessoal e profissional está no fato de descobrir as ferramentas necessárias para explorar ao máximo do potencial de cada um, alcançando e mantendo – o que é o mais difícil – o desempenho máximo de cada talento.