Porque devemos arrumar a cama todos os dias

Arrumou a sua cama hoje? Ou você não valoriza as pequenas tarefas? Como acha que será capacitado a fazer grandes tarefas se não é capaz de realizar os trabalhos mais elementares?/Foto/Pixabay

Sempre que converso com meus alunos adolescentes e pergunto o que querem fazer no futuro, muitos me falam que querem fazer coisas impactantes no mundo. Ouço atentamente todas as ideias, parabenizo, incentivo e lanço uma pergunta.

Vocês querem construir novas formas de trabalho, ajudar o outro… E o que vocês têm feito em casa para ajudar seus pais? Quem lava a louça e arruma a cama todos os dias? A sala fica em silêncio.

Há algumas semanas, um dos meus alunos me mostrou um vídeo do almirante da marinha americana William H. McCraven que diz que se você quiser mudar o mundo, deve começar arrumando sua cama… Então não sou só eu que acredito e instigo os alunos a pensar sobre pequenas atitudes que podem impactar o nosso entorno. Que bom!

Transcrevo as falas do vídeo para que você comece a valorizar pequenas atitudes que podem se transformar em hábitos produtivos, coragem e persistência.

“Se você arrumar a cama todas as manhãs, terá cumprido a primeira tarefa do dia”, disse ele em um discurso inaugural na Universidade do Texas. “Isso lhe dará uma pequena sensação de orgulho e irá encorajá-lo a fazer outra tarefa, e mais outra e mais outra. No fim do dia, aquela tarefa concluída terá se transformado em várias tarefas concluídas.

Pequenas coisas da vida importam

Porque devemos arrumar a cama todos os dias

Fazer a sua cama também vai reforçar o fato de que as coisas pequenas da vida importam. Se não consegue fazer as coisas pequenas direito nunca vai conseguir fazer as coisas grandes direito. Se por acaso você tiver um dia ruim, vai chegar em casa e ter uma cama pronta que você fez. E uma cama pronta te dá incentivo que amanhã será melhor.”

Enfrente os seus medos e obstáculos da vida

cama-2
Foto: Pixabay

“Para passar no treinamento SEAL existe uma série de nados que devem ser feitos. Um deles é noturno. Antes de nadar, o instrutor faz um resumo aos estudantes de todas as espécies de tubarões que habitam nas águas de San Clemente.

Eles garantem, no entanto que nunca um estudante foi comido por um tubarão. Pelo menos não que eles lembrem. É ensinado que se um tubarão começar a rondar você deve manter a sua posição. Não fuja. Não demonstre medo. Se o tubarão quiser um lanche da noite  e der um bote em sua direção junte todas as suas forças e dê um soco na sua cara. Ele vai virar e ir embora. “

Existem muitos tubarões no mundo. Se você quer completar o nado, você terá que lidar com eles. Se você quer mudar o seu mundo, não recue dos tubarões!

Passe este texto adiante e motive as pessoas a fazer e valorizar pequenas ações. Boa semana!