Por que há dias que não rendem?

Você acorda, levanta, vai p/ o trabalho. Geralmente, inicia às 8 horas, verifica seus e-mails, pendências do dia anterior, toma um café, conversa um pouco com seu colega (se você já acordou literalmente ou não sofre de mau humor matutino).

O expediente começa, mas parece que não acompanhamos o ritmo do balanço das horas e, no final da tarde, vem aquela sensação de que corremos muito, mas não produzimos nada de importante naquele dia.

Agora, pare para pensar na quantidade de horas que temos em um dia. É sempre fixa, não é?

O que quero falar não é sobre administração de tempo e, sim, de administração de energia, elemento que tem um papel importante na nossa qualidade de vida e na nossa produtividade no trabalho.

Vamos pensar numa corrida. Você correu 20 quilômetros, ligou o piloto-automático para funções operacionais, chegou exausto, estressado e não sabe se vai conseguir correr no dia seguinte. E então? O dia seguinte é justo aquele que não rende.

Por quê? A resposta é a forma como você administrou a sua energia durante esta corrida.

Algum tempo atrás, fui chamada para atender um cliente de coaching numa multinacional. Chegando lá, o gestor dele me falou somente uma coisa: “faça com que Ernesto não chegue mais na empresa pálido, exausto e sem paciência, pois precisamos de profissionais dispostos e criativos”. Perguntei, então, o que podia fazer para ajudá-lo e ele respondeu: “ensine-o a apagar a luz quando sair daqui”.

Somos uma soma das fontes de energia física, emocional e espiritual e o grande desafio de Ernesto foi entender que precisamos manter o equilíbrio destas fontes diariamente com nossas atividades profissionais se quisermos qualidade de vida, motivação e mais rendimento no trabalho.

Então, não se gabe por trabalhar horas a fio. Faça atividades físicas, descanse e recupere suas forças para o dia seguinte. Dedique-se à vida familiar e afetiva, isso nos alimenta e ajuda a ter mais motivação e força para encarar desafios. Procure atividades extraprofissionais que tragam propósitos aos seus valores e que te faça se sentir em comunhão com algo superior.

A maratona é diária e você recebeu um novo treino. Então, bora treinar que o dia já começou! São 8 horas e você já lendo seus e-mails… Mas, hoje, no final do dia, não esqueça de apagar a luz quando sair da empresa!