“Me fale de você”

Uma pergunta comum feita em entrevistas, normalmente no início para quebrar gelo. É uma pergunta vaga, onde o entrevistador não pergunta qualquer coisa específica, mas que te oferece a oportunidade para você falar dos seus pontos fortes e valor. E você sabe quais são os seus?

Campartilho com vocês o que venho treinando com meus assessorados que chamamos de “comercial de 90 segundos”. Reforço que este script vale para entrevistas de emprego bem como para aqueles profissionais que precisam se autoconhecer e saber transmitir uma real imagem do que são. Pense no seguinte:

– Qual a sua marca pessoal? Como deseja ser conhecido(a)/reconhecido(a)?
– Quais pontos fortes são relevantes para o cargo que busco ou para o que ocupo?
– Qual valor acrescento para as empresas? (Qual o seu diferencial, o que agrega, o que faz você ser único?)
– Quais realizações/eventos demonstram seu pontos fortes/valor?
– Quais empregos durante a sua minha carreira servem de base para o tipo de cargo que busca ou que ocupa?

Criando seu “comercial de 90 segundos”:

Declaração de marca/cargo-alvo:
Sou (cargo prático) com experiência em (função/setor). Meus principais pontos fortes incluem (principais pontos fortes e/ou valor).

Último cargo:
Meu último cargo foi (cargo & nome da empresa), onde era responsável por (funções). Enquanto exerci a função, (descrever 1-2 realizações).

Histórico profissional:
Meu histórico profissional inclui (empresas & cargos anteriores). Outro exemplo de como uso meus pontos fortes é (compartilhar 1-2 realizações).

Foco futuro:
Minhas metas para o futuro incluem/atualmente estou explorando (cargo alvo) onde posso usar meus (reafirmar os pontos fortes).

NÃO é necessário usar as palavras acima fielmente, ao invés disso, nas suas próprias palavras, capture de maneira sucinta informações importantes que enfatizem quem você é, seus conhecimentos e valor que oferece ao cargo pretendido ou atual.