Erros e dicas para vender seus serviços

Quem acompanha a nossa coluna sabe o quanto nos preocupamos em levar os assuntos abordados no dia a dia com profissionais de diversas áreas para que sirvam de informação para o desenvolvimento e evolução de pessoas e empresas.

Recentemente fiz um bate papo com profissionais autônomos que se queixam das dificuldades de vender seus serviços e foi então elaborei alguns pontos para se prestar atenção e começar a agir com mais foco e segurança.

1 – Falta de definição do mercado alvo

Quanto mais definimos com quem queremos trabalhar, mais nos familiarizamos com este mercado, mais falamos esta linguagem e oferecemos soluções para seus problemas específicos, mais os atraímos.

Pense da seguinte maneira: se você quebra o dedinho do pé, e ao procurar um médico encontra um ortopedista geral e um especializado em dedinho do pé, qual dos dois você escolheria?

2 – Não conhece os benefícios do serviço o suficiente para cobrar o valor que vale

Muitos prestadores de serviço principalmente nas áreas de saúde têm extrema dificuldade em cobrar pelos serviços que oferece.

Esse medo vem muitas vezes da falta de conhecimento dos benefícios que o seu serviço tem a oferecer.

O que se pode fazer? Calcular mais ou menos o que o mercado cobra por hora fazendo o que eles fazem, e tiram uma média.

3 – Não acredita em “vender” seu serviço, tendo uma imagem distorcida de marketing e vendas

Quando falamos em “vender” o nosso produto, falamos nos benefícios que os clientes podem obter com ele. Quem tem a ganhar trabalhando com você é o cliente.

Você na verdade não está vendendo algo que ele não precisa, mas sim oferecendo uma solução para um problema dele.

Por ex: Precisamos manter nossos dentes saudáveis então, precisamos de um dentista. Por que não mostrar ao mundo que sabemos fazer isso e bem?

4 – Não conhece a concorrência e não sabe o diferencial que tem a oferecer

Saber o que temos a oferecer para o nosso mercado alvo é essencial. Mas tão importante quanto, é conhecermos nossa concorrência e o que temos em comum e diferente.

O diferencial baseado nas suas forças, valores, experiências e estudos que o tornará mais atraente que a concorrência!

Walt Disney tem uma frase fantástica: “Eu gosto do impossível porque lá a concorrência é menor”. E acredito que é bem isso mesmo, Boa semana!