Vision EQXX é a resposta da Mercedes-Benz à eficiência do carro elétrico

VISION EQXX é o carro-conceito elétrico da Mercedes-Benz, que fez a viagem de Berlim a Paris com apenas uma carga da bateria. Divulgação/Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz apresentou um carro-conceito que respondeu a frequente pergunta sobre autonomia e eficiência para os modelos elétricos: o carro-conceito VISION EQXX. O modelo da montadora alemã conseguiu um alcance de mais de 1.000 quilômetros em uma única carga da bateria. Uma façanha e tanto para o segmento. O VISION EQXX é o resultado de uma missão que a Mercedes-Benz se propôs de romper barreiras tecnológicas e de elevar a eficiência energética a novos patamares.

“O Mercedes-Benz VISION EQXX é como imaginamos o futuro dos carros elétricos. Há apenas um ano e meio, iniciamos este projeto que resultou no Mercedes-Benz mais eficiente já construído – com um consumo de energia excepcional de menos de 10 kWh por 100 quilômetros. Possui um alcance de mais de 1.000 quilômetros em uma única carga, usando uma bateria que caberia até em um modelo compacto. O VISION EQXX é um produto avançado em muitas dimensões. Ele destaca o rumo de toda a nossa empresa: vamos construir os automóveis elétricos mais desejados do mundo” diz Ola Källenius, Presidente do Conselho de Administração da Daimler AG e Mercedes-Benz AG.

VISION EQXX saiu do papel para virar realidade em apenas 18 meses de trabalho, que contou com a tecnologia da F-1. Divulgação/Mercedes-Benz

Eficiência é a nova moeda

A expressão mais familiar de eficiência automotiva é o consumo de combustível ou economia de combustível. Isso é expresso de maneiras diferentes, dependendo de onde estamos no mundo (por exemplo, litros por 100 quilômetros, milhas por galão ou quilômetros por litro). Independentemente da convenção, todos eles relacionam unidades de combustível (energia) com unidades de distância. A mobilidade elétrica não é diferente a esse respeito.

Ao fazer da eficiência a nova moeda, a Mercedes-Benz criou um denominador comum para quantificar o desenvolvimento tecnológico em toda a linha – além da eficiência de combustível sozinha. Mais alcance com menos energia, também significa luxo mais tangível e conveniência com menos impacto na natureza e mais mobilidade elétrica com menos desperdício. O VISION EQXX demonstra que tudo isso está ao seu alcance em um veículo do mundo real que empurra o desenvolvimento em todas as frentes.

Divulgação/Mercedes-Benz

“Alcance elétrico parece fácil, mas é um desafio técnico complexo. A maneira mais fácil é colocar uma bateria maior no carro, no entanto, isso leva a outros pontos importantes como o tamanho e peso. Esse definitivamente não é o caminho mais inteligente e também não é a melhor utilização de recursos escassos. Com o VISION EQXX, apresentamos os resultados de um desafio extraordinário: elevamos a eficiência a um nível totalmente novo e exploramos novas formas de aumentar o alcance de um automóvel elétrico” diz Joerg Bartels, Vice-presidente de Engenharia de Veículos e Funções Gerais do Veículo

Este projeto notável passou de papel branco a veículo concluído em apenas 18 meses. Ele atraiu talentos não apenas de Stuttgart, mas também da Fórmula 1 e uma ampla gama de start-ups, parceiros e instituições de todo o mundo em uma equipe multifuncional e multidisciplinar. Todos eles aplicaram as tecnologias e pensamentos mais recentes para desenvolver soluções avançadas de alta eficiência com potencial no mundo real para um futuro próximo.

Desenvolvimento de bateria

Em vez de simplesmente aumentar o tamanho da bateria, a Mercedes-Benz e a equipe HPP desenvolveram uma bateria completamente nova para o VISION EQXX, alcançando uma densidade de energia notável de cerca de 400 Wh/l. Este valor de referência é o que tornou possível encaixar uma bateria com pouco menos de 100 kWh de energia utilizável nas dimensões compactas do VISION EQXX.

VISION EQXX tem o que há de mais tecnológico no momento e sua construção contou com vários parceiros. Divulgação/Mercedes-Benz

O aumento substancial na densidade de energia vem em parte do progresso significativo na química dos ânodos. Seu alto teor de silício e composição avançada significam que eles podem conter consideravelmente mais energia do que os ânodos comumente usados. Outra característica que contribuiu para a impressionante densidade de energia é o alto nível de integração na bateria. Esta plataforma, criou mais espaço para as células e ajudou a reduzir o peso geral. O compartimento separado para os componentes elétricos e eletrônicos (EE), denominado OneBox, também abriu mais espaço para as células, com benefícios adicionais para instalação e remoção. O OneBox também incorpora novos dispositivos de segurança com operações de eficiência energética que consomem significativamente menos energia do que o componente equivalente em um EV de produção atual.

No geral, a bateria pesa cerca de 495 kg, incluindo o OneBox.

Mais alcance graças à energia solar

O sistema elétrico, que alimenta muitos dos acessórios do VISION EQXX, extrai energia adicional de 117 células solares no teto. Foi desenvolvido em colaboração com o Instituto Fraunhofer para Sistemas de Energia Solar ISE – o maior instituto de pesquisa de energia solar da Europa. O resultado líquido da redução do consumo de energia no sistema de alta tensão é um aumento no alcance. Em um único dia e em condições ideais, isso pode adicionar até 25 km de alcance em viagens de longa distância.

VISION EQXX tem uma aerodinâmica espetacular, que ajuda na eficiência do desempenho. Divulgação/Mercedes-Benz

A energia solar é armazenada em uma bateria leve de lítio-ferro-fosfato, que fornece um ventilador climático, as luzes, o sistema de infoentretenimento e outros acessórios. A Mercedes-Benz e seus parceiros também estão trabalhando para usar a energia solar para carregar o sistema de alta tensão.

Apesar de sua pequena área frontal, a frente do VISION EQXX possui um grande impacto de design. Uma faixa de luz acima da grade em preto brilhante com reflexos em “rose gold” flui para os faróis altamente eficientes em energia, similar aos do EQS. Cada farol consiste em dois elementos em forma de estrela, o maior abrigando os feixes de luz de baixo e de alto atrás de uma lente central brilhante. Este arranjo, emparelhado com o padrão de estrela 2D no para-choque dianteiro, oferece uma prévia dos detalhes de design que poderão estar presentes em futuros modelos da Mercedes-Benz.

Sabia que o VISION EQXX…

…pode ir de Curitiba a Belo Horizonte com uma única carga?

Uma única carga do VISION EQXX levaria você de Curitiba a Belo Horizonte, Berlim a Paris, de Nova York a Cincinnati, Ohio, ou de Pequim a Nanjing. Não porque tenha uma bateria grande, mas porque é altamente eficiente.

… é o equivalente elétrico de um “carro como motor a combustão de 1 litro”

O VISION EQXX usa menos de 10 kWh de energia elétrica para viajar 100 km. Mas o que isso significa? Traduzido em consumo de combustível fóssil, é em torno da figura áurea de 1 litro por 100 quilômetros)

Aqui estão alguns exemplos do que 10 kWh de energia fornecem em outras áreas da vida:

•             Operar uma secadora de roupas por pouco mais de 3 horas

•             Utilizar ar condicionado doméstico na potência média por cerca de 3 horas

•             Usar um ferro de passar por 5 horas

•             Assistir a uma TV LED de 50 polegadas por 100 horas

•             Ligue os holofotes convencionais (não LED) em um grande estádio esportivo por cerca de 3 minutos

…alguns dados técnicos

•             Bateria – conteúdo utilizável                      <100 kWh

•             Voltagem máxima do sistema                    >900 Volts

•             Consumo energético                                     10 KWh / 100 km

•             Coeficiente de arrasto (cd)                          0.17

•             Potência máxima                                            204 cv (150 kW)

•             Distância entre-eixos                                    2.800 mm

•             Peso                                                                     ~1.750 kg