Use o peso do corpo

Foto: Pixabay

Não dispõe de equipamentos ou materiais específicos para treinar? Sem desculpas, você já tem tudo o que precisa! Exercícios com o peso do corpo como resistência há muito tempo são praticados nas forças armadas, em treinamentos esportivos, entre outros espaços. Nos últimos anos, um movimento de resgate e repaginação vem ocorrendo, dando-lhes popularidade.

Em geral, eles demandam coordenação motora, força, resistência muscular, equilíbrio e flexibilidade. Desenvolvem os sistemas musculoesquelético e cardiorrespiratório, gastando bastante energia! Tais características são interessantes para uma série de pessoas, sobretudo quem busca condicionamento físico e saúde. Também são opções quando você não consegue ir à academia ou está em locais com poucos equipamentos.

Com essa prática trabalhamos o corpo inteiro. Para o membro superior temos as flexões de braço, a barra fixa, as barras paralelas, os abdominais, até um simples banco permite fortalecer os braços. Os músculos do quadril, coxas e pernas são exigidos com agachamentos, passadas, saltos e o uso de degraus.

Os mesmos cuidados verificados nos treinos convencionais devem ser tomados com a sessão de exercícios que recrutam o peso corporal, principalmente na organização e na qualidade do treino.

Praticamente todos eles têm variações que oferecem a progressão de estímulos ao organismo. Para intensificá-los, na impossibilidade de incrementar a carga, faça movimentos amplos e controlados, diminua o intervalo entre as séries, aumente o número de exercícios e repetições, e restrinja os pontos de apoio ao corpo.

Apesar de muitos movimentos se aproximarem daquilo que fazemos habitualmente, por não incluírem estabilizadores externos ou elementos que conduzem a execução, o praticante facilmente pode errar a técnica. Além disso, alguns exercícios apresentam elevado grau de dificuldade e são destinados aos mais experientes e com boa aptidão física. Portanto, procure orientação adequada!

Voltar ao topo