Treino de férias

As férias chegaram pra muita gente. Pausa no trabalho, viagens e novas experiências sempre são bem-vindas. Mas quem fez exercícios o ano todo, traçou metas e levou a sério, tem um dilema nesse período: como adequar os treinos à mudança de rotina?

Opções não faltam! Comece colocando na mala roupas e tênis adequados para a atividade física. O seu destino pode contar com toda estrutura (ou parte dela) de treinamento. Hotéis, praias, praças e parques normalmente dispõem de espaços específicos. De estações de musculação e pesos livres às barras fixas, bancos e aparelhos ao ar livre. Exercícios em escadarias ou pular corda também são alternativas.

Mesmo que você não encontre algum tipo de equipamento ainda existem possibilidades. Realize o treino utilizando apenas seu corpo! Há inúmeros abdominais e exercícios multiarticulares (agachamento, flexão de braços, etc.), com vários níveis de dificuldade. Lance mão de estratégias para intensificá-los, como executar circuitos ou aumentar o número de repetições.

Corrida e caminhada são universais e permitem passear pelo local. Uma boa pedida é realizar seu percurso na areia fofa, ela oferece maior resistência ao membro inferior, o que dificulta um pouco as coisas! Devido à instabilidade e à exigência do terreno diminua o tempo da atividade.

Não se esqueça de manter os mesmos cuidados que tem ao longo do ano, como a qualidade dos movimentos, a realização de aquecimento, hidratação, entre outros. Use protetor solar e evite horários de temperaturas elevadas. Exercitar-se logo pela manhã, de forma curta e dinâmica, é a melhor escolha.
Com um pouco de criatividade você pode conservar o condicionamento físico, facilitar seu retorno ao programa de treinamento e ainda combater o indesejável ganho de peso tão comum nessa época, sem deixar de aproveitar os momentos de lazer e descanso!

Contato: jrbarao@gmail.com.

Voltar ao topo