Máquinas x pesos livres

Na academia há várias opções para a realização dos exercícios, como o uso de pesos livres (barras, halteres, etc), máquinas ou barras guiadas. Muita gente fica na dúvida sobre o que é melhor no seu caso.
As máquinas são projetadas para direcionar o movimento e normalmente oferecem apoio ao praticante.

Essas características facilitam a execução e exigem menor controle corporal, a fim de que possamos trabalhar os músculos de forma segura e eficiente, tornando-as ideais pra quem está começando.

Os aparelhos trazem ainda a possibilidade de treinar até a exaustão com cargas altas, o que é ótimo aos mais condicionados fisicamente, sobretudo quando não têm alguém para auxiliá-los.

Pesos livres

Os pesos livres, por sua vez, demandam maior estabilização do movimento, consciência corporal e atenção à postura. Todos esses fatores, além de dificultar o exercício, aumentam o número de músculos recrutados no desempenho da técnica, o que incrementa o nível de esforço (dependendo da circunstância é uma vantagem ou não) e a ocorrência de erros. Por isso, eles são mais constantes em estágios posteriores do programa de treinamento.

Contudo, os iniciantes também se beneficiam dos pesos livres, pois muitos exercícios estimulam a musculatura que contribui nos mecanismos posturais e na capacidade funcional do indivíduo (região do abdômen, da lombar, do quadril).

E então?

Ambas as alternativas, então, podem compor o treino de qualquer pessoa, desde que bem feitas, debemsupervisionadas e estruturadas conforme as condições e objetivos de cada praticante.

Na ausência disso, os riscos e a ineficiência estarão sempre presentes! Muitos aparelhos não se enquadram a todos os perfis corporais ou são mal ajustados, fora aqueles que apresentam algum tipo de problema (amplitude de movimento incompleta, capacidade de ajuste limitada, desgaste dos componentes, etc). Assim como nos exercícios com pesos livres comumente verificamos falhas significativas na posição do corpo e/ou na aplicação da técnica.