Exercícios com a bola

Um recurso bastante interessante para auxiliar na atividade física é a bola, também conhecida como fitball ou bola suíça. Com dimensões grandes, feita de material resistente e capaz de suportar muito peso, ela foi desenvolvida inicialmente com finalidade terapêutica, mas ganhou espaço na rotina de academias e outros locais de treinamento.

Em virtude da sua instabilidade, os exercícios realizados com a bola trabalham a percepção corporal, a coordenação e forçam o recrutamento de um número maior de músculos. À medida que o desequilíbrio aumenta, além da musculatura responsável pelo movimento, todos os grupos musculares utilizados na sustentação do tronco são exigidos.

O treino usando a bola propicia estabilidade postural e equilíbrio, prevenindo lesões, dores e quedas, o que beneficia pessoas com problemas na coluna e gestantes, por exemplo.

A bola destaca-se, ainda, pela sua versatilidade. Com ela há possibilidade de estimular o corpo todo, diversificando uma série de exercícios. Pode ser incluída, inclusive, em atividades de alongamento e relaxamento.

Contudo, os exercícios requerem orientação. É necessário cautela para adaptar certas técnicas ao seu uso, levando em conta a condição do ambiente, do praticante e do material. O piso demanda boa aderência e a bola deve apresentar o tamanho ideal (o indivíduo, ao sentar sobre ela, precisa ficar com os dois pés apoiados no chão e os joelhos flexionados a 90 graus) e a pressão adequada.

Quer saber mais? Mande um email para jrbarao@gmail.com.

Voltar ao topo