continua após a publicidade

Os joelhos são bastante exigidos durante os exercícios, por isso dores na região são recorrentes em praticantes de atividades físicas.

Eles formam uma das maiores e mais complexas articulações do corpo humano, envolvem ossos, cartilagens, ligamentos, tendões e bolsas com líquido para lubrificá-los. Esse conjunto é vulnerável a traumas e frequentemente é recrutado em excesso, tornando a área suscetível a lesões.

Os joelhos apresentam sinais quando estão com problemas. Atente-se à presença de dor sem esforço, de dificuldade para apoiar o peso do corpo ou de movimentá-los, de estalos ou rangidos dolorosos e de inchaço e vermelhidão na articulação.

continua após a publicidade

Esses desconfortos são causados por distintas razões, desde artrite, artrose, bursite, sinovite, lesões de menisco, de ligamentos e da patela, tendinite ou rompimento de tendões, até inflamações em outras regiões adjacentes.

Podem desencadear tais situações: o treinamento excessivo, a execução inadequada de exercícios, o uso de calçados e materiais inapropriados, a falta de condicionamento dos músculos e de flexibilidade, a existência de desequilíbrios musculares (sobretudo entre a musculatura anterior e posterior da coxa), de questões biomecânicas que resultam em tensão sobre os joelhos ou de debilidades em outras articulações.

continua após a publicidade

O diagnóstico correto é fundamental, pois diferentes fatores, estruturas e problemas, muitas vezes, causam os mesmos sintomas. O exame clínico com um especialista possibilitará a avaliação mais precisa.

O tratamento difere conforme o caso, entretanto, habitualmente é realizado com exercícios de fortalecimento muscular (coxa e músculos estabilizadores do quadril), alongamento e adequação, quando preciso, de aspectos do treinamento (frequência de treino, por exemplo). Quadros mais graves demandam o uso de medicamentos ou até mesmo intervenções cirúrgicas.

Dúvidas? Entre em contato: jrbarao@gmail.com.