Cuidados ao se exercitar

Muita gente aproveita o início do ano para mudar hábitos e estabelecer novos projetos. Em meio às expectativas, começar a prática de atividades físicas é, sem dúvida, uma das resoluções mais frequentes! Logo, quais cuidados precisamos ter antes de dar o pontapé inicial na rotina de exercícios?

O primeiro passo é consultar um médico. A avaliação clínica e os exames complementares permitirão verificar condições (sobretudo cardiovasculares) que possam colocar o adepto em risco durante a atividade física. Esta é uma conduta a ser tomada por todos, independentemente da idade, mas é indispensável aos indivíduos sedentários, com excesso de peso ou obesos, com histórico de lesões e/ou problemas de saúde.

Outra atitude importante é a realização de uma avaliação física. Através dela reúnem-se referências básicas sobre o estilo de vida do praticante, suas medidas antropométricas (peso, estatura, perímetros corporais) e composição corporal (massa magra e gordura). Pode incluir ainda testes de aptidão física e identificação de aspectos posturais.

Esse conjunto de informações permite ao profissional de educação física uma prescrição segura e individualizada. Portanto, não abra mão disso!

É essencial, também, que no início do programa de exercícios se respeite o processo de adaptação aos estímulos. A progressão deve ser gradual, em vista da intensidade, do volume e da frequência semanal dos treinamentos. Um dos erros mais comuns é tentar acelerar esse ritmo. Até mesmo quem está voltando aos treinos demanda um período de readaptação.

Além de tais cuidados, a alimentação e a hidratação relacionadas ao exercício, assim como a escolha de roupas e calçados próprios, igualmente merecem sua atenção!