Qual o melhor aparelho, bicicleta ergométrica ou esteira? Na hora do aeróbico, essa é uma dúvida frequente dentro das academias.

continua após a publicidade

A esteira, comumente, contribui com maior gasto calórico, ao passo que seu trabalho envolve um número de grupos musculares superior à bicicleta. Ela oferece, também, mais possibilidades de ajuste e controle de intensidade e variações de estímulo (velocidade, inclinação).

O movimento realizado nela, entretanto, exige certa coordenação e produz impacto nas articulações (tornozelo, joelhos e coluna), o que aumenta o risco de lesões, sobretudo na corrida.

A bicicleta se caracteriza como uma atividade de impacto reduzido, bastante confortável e de fácil execução. É indicada para quem está começando os exercícios, tem sobrepeso e/ou apresenta problemas articulares. Ela configura, ainda, mais uma alternativa em programas de treinamento intensos.

continua após a publicidade

Embora haja diferenças, independentemente do objetivo, qualquer pessoa pode treinar nesses dois equipamentos, desde que sejam avaliados corretamente todos os fatores necessários. Em ambos, a técnica incorreta torna-se nociva ao praticante, assim como, aparelhos mal conservados, desagastados e ajustados de forma errada são contraindicados em todas as circunstâncias.

Contato: jrbarao@gmail.com.

continua após a publicidade