Atividade física x tecnologia

Está atento a sua saúde? Quer mais qualidade de vida? Melhores resultados no seu treino? Estou aqui para te ajudar! Sou o Júnior, todas as quartas-feiras trarei assuntos ligados à atividade física: novidades, dúvidas frequentes, orientações, dicas e muito mais!

Hoje vamos tratar da falta de atividade física no cotidiano das pessoas. Em 2015, um estudo do Ministério do Esporte apontou que quase metade dos brasileiros não se exercita (45,9%). Isto é preocupante, pois o sedentarismo impacta negativamente sobre um conjunto de fatores fisiológicos e psicológicos.

Na pesquisa, grande parte afirmou falta de tempo para os exercícios físicos. Trabalho, estudos e família são os principais motivos. Será mesmo? Ou o tempo gasto com comportamentos sedentários talvez nem seja notado? Já prestou atenção na quantidade de vezes que algum equipamento eletrônico “invade” o seu dia?

Muito já se debateu sobre as horas em frente à televisão, mas atualmente ela se soma a outras tecnologias e seus atrativos. Opções são inúmeras, computadores, smartphones e tablets, a cada instante estamos mais conectados, sem sairmos do lugar.

Diariamente encontramos um exército de pessoas “presas” aos seus dispositivos, cabeças baixas e olhares vidrados, alheias a tudo. É um movimento crescente e irreversível, que absorve e ocupa nosso precioso tempo livre.

Faça um teste. Vá a uma escola no intervalo, observe grande parte daquelas crianças e adolescentes em formação, celulares nas mãos, estão ali parados e entretidos. Quem sabe em uma academia, espaço supostamente destinado à atividade física, são tantas informações, mensagens e publicações que, em muitos casos, mal sobra tempo para os exercícios!

Não se identificou com o que escrevi? Ótimo, talvez você faça parte daquela parcela que “encontra” tempo no seu dia. Já descobriu que reservar um horário para se exercitar é uma tarefa simples, basta repensar hábitos, um pouco de disciplina e planejamento. Assim, a boa e velha desculpa da falta de tempo se desfaz!

Mas atividade física e tecnologia podem, também, caminhar juntas? É o que vamos descobrir em nosso próximo encontro.

Valfrides Barão Júnior
é professor de Educação Física, atua como personal trainer – CREF 011602-G/PR. contato: jrbarao@gmail.com