Aplicação de gelo

Quem pratica esportes sabe muito bem que está sujeito a lesões. Entorses e contusões ocorrem com bastante frequência, sobretudo nas modalidades em que há contato físico. Inchaço, dor, vermelhidão e dificuldade de movimento são os principais sinais de inflamação na região traumatizada. Uma atitude simples e barata para combatê-los é a aplicação de gelo.

Após uma sensação inicial de desconforto e dor, esta medida tem efeito analgésico e ajuda a diminuir o edema no local.

Para tanto, você deve fazê-la imediatamente, por cerca de 20 minutos, realizando uma leve compressão. Se possível, eleve o segmento lesionado. O procedimento pode ser repetido durante o dia, com intervalo mínimo de duas horas.

Existem algumas formas de aplicação, o que depende da região, do tamanho da área afetada e do dano causado. Sacos de gelo ou bolsas térmicas são as mais comuns, mas a compressa com toalha, a imersão em água fria e o spray gelado também são opções. Nunca aplique o gelo diretamente sobre a pele.

Contudo, essa técnica é apenas uma intervenção rápida e auxiliar. Todo traumatismo necessita de cautela e situações mais graves demandam avaliação médica para o correto tratamento.

E não se esqueça, em casos de lesão pare prontamente a atividade! Muitos praticantes, ao continuar, agravam o quadro.

Dúvidas? Mande um e-mail para jrbarao@gmail.com.

Voltar ao topo