O agachamento é considerado um dos exercícios mais completos da musculação. Este movimento leva fama, pois envolve um conjunto de articulações e recruta os três principais grupos musculares do membro inferior (quadríceps, isquiotibiais e glúteos). Quando bem executado, traz uma série de benefícios ao praticante.

continua após a publicidade

O ato de agachar, ao reproduzir um movimento básico do ser humano, promove maior funcionalidade e desempenho físico, em vista dos ganhos de força, flexibilidade e equilíbrio verificados através do seu treinamento.

Além de estimular a coxa e o quadril, o agachamento exige bastante dos músculos do abdômen e da região lombar, o que auxilia no desenvolvimento de aspectos ligados à postura.

Por trabalhar grandes volumes musculares simultaneamente, este exercício apresenta um gasto calórico elevado, motivo pelo qual normalmente é incluído em programas de emagrecimento. Ele possibilita, ainda, alcançar níveis de intensidade maiores nos treinos de membro inferior, algo necessário para aqueles que buscam hipertrofia muscular.

continua após a publicidade

Contudo, alguns cuidados devem ser tomados na sua execução: esteja atento a lesões ou problemas articulares impeditivos; preserve as curvaturas da coluna durante o movimento; mantenha os joelhos alinhados com os tornozelos, fazendo somente a flexão e extensão, sem projetá-los para dentro; alongue-se, na presença de encurtamentos ou restrição de mobilidade em alguns segmentos corporais o executante pode cometer erros (retificação da curvatura lordótica da coluna e/ou inclinação excessiva do tronco); pense primeiro na qualidade da técnica e depois na carga usada!

O agachamento tem diferentes formas de aplicação, é realizado com barra, halteres, em máquinas ou até mesmo utilizando apenas o peso do corpo. Cada variação se dá em virtude do contexto do treinamento e do condicionamento do praticante. Na dúvida, procure um professor!

continua após a publicidade