Agachamento

O agachamento é considerado um dos exercícios mais completos da musculação. Este movimento leva fama, pois envolve um conjunto de articulações e recruta os três principais grupos musculares do membro inferior (quadríceps, isquiotibiais e glúteos). Quando bem executado, traz uma série de benefícios ao praticante.

O ato de agachar, ao reproduzir um movimento básico do ser humano, promove maior funcionalidade e desempenho físico, em vista dos ganhos de força, flexibilidade e equilíbrio verificados através do seu treinamento.

Além de estimular a coxa e o quadril, o agachamento exige bastante dos músculos do abdômen e da região lombar, o que auxilia no desenvolvimento de aspectos ligados à postura.

Por trabalhar grandes volumes musculares simultaneamente, este exercício apresenta um gasto calórico elevado, motivo pelo qual normalmente é incluído em programas de emagrecimento. Ele possibilita, ainda, alcançar níveis de intensidade maiores nos treinos de membro inferior, algo necessário para aqueles que buscam hipertrofia muscular.

Contudo, alguns cuidados devem ser tomados na sua execução: esteja atento a lesões ou problemas articulares impeditivos; preserve as curvaturas da coluna durante o movimento; mantenha os joelhos alinhados com os tornozelos, fazendo somente a flexão e extensão, sem projetá-los para dentro; alongue-se, na presença de encurtamentos ou restrição de mobilidade em alguns segmentos corporais o executante pode cometer erros (retificação da curvatura lordótica da coluna e/ou inclinação excessiva do tronco); pense primeiro na qualidade da técnica e depois na carga usada!

O agachamento tem diferentes formas de aplicação, é realizado com barra, halteres, em máquinas ou até mesmo utilizando apenas o peso do corpo. Cada variação se dá em virtude do contexto do treinamento e do condicionamento do praticante. Na dúvida, procure um professor!