Whey Protein & Definição Muscular

Bom dia Pajé. Parabéns pelos tópicos abordados. Aproveita para falar sobre a utilização de Whey na fase de definição, muitos falam que não deve ser usado e sim na fase de ganho de massa. Abraço Sueli P.

Olá Sueli, obrigado por acompanhar meus artigos e por me mandar sua dúvida. Realmente a maioria das pessoas acredita que o suplemento Whey Protein serve somente para o ganho de massa muscular, mas isso não é verdade. A Whey Protein também é extremamente útil nos casos em que se deseja perder gordura por vários motivos. Vamos lá:

1) Em conjunto com os exercícios, a Whey Protein ajuda a aumentar, recuperar ou tonificar a massa muscular do corpo, e o músculo  é um tecido altamente ativo, que gasta mais calorias para se manter vivo, ao contrário da gordura, que é um peso morto e não gasta energia, só sabe acumular e reservar. Então cada quilo de massa muscular que você ganha (ou tira da gordura para virar músculo) faz você gastar mais calorias no seu metabolismo, e isso ajuda muito a emagrecer.

2) A Whey Protein também ajuda a reduzir o apetite, pois ela estimula a liberação de uma substância chamada colicistoquinina (CCK), que é um conhecido agente regulador do apetite no organismo humano. Além disso, também ajuda a manter a saciedade porque  as proteínas têm tempo de digestão mais prolongados do que os carboidratos, deixando mais duradoura a sensação de saciedade.

3) A Whey Protein não se converte em açúcar, pois a proteína não estimula a insulina da mesma forma que os carboidratos, e a insulina é um hormônio que transporta a gordura para dentro dos adipócitos (células reserva de gordura) e impede que a ela seja utilizada como fonte de gordura. Por isso que as pessoas trocam o pão branco pelo pão integral e cortam o açúcar, pois toda vez que se come farinha branca (que vira açúcar) a insulina aparece e acumula todo esse açúcar na forma de gordura. A Whey Protein mata a fome e sustenta o corpo e os músculos e por não elevar a insulina seu corpo usa a gordura como energia de forma muito mais facilitada.

E além de tudo isso, uma dose de Whey Protein contém cerca de apenas 120 calorias, o que é a mesma quantidade calórica de uma barra de cereal. Vários nutricionistas e nutrólogos têm utilizado a Whey Protein com sucesso em seus clientes, por todas as razões que eu expliquei acima.

No Pós-Operatório de Cirurgia Bariátrica (redução de estômago), a Whey Protein é item quase obrigatório para a maioria dos médicos, pois nessa fase, onde praticamente nada pode ser ingerido é ela que dá a sustentação para o organismo conseguir resistir as privações sem cair  a imunidade e sem perder muita massa muscular junto no processo.

Para saber o quanto e em que horário você pode tomar, seria bom consultar um nutricionista que vai calcular o resto da sua dieta, pois de nada adianta começar a tomar Whey Protein e estar com a contabilidade calórica toda errada,  e dessa forma de nada adiantará. Espero ter ajudado. Grande Abraço.