Suplementos alimentares pra que?

Bom dia amigos, hoje vamos falar um pouco mais dos suplementos alimentares. Os suplementos alimentares servem para corrigir as deficiências que a alimentação do dia a dia não consegue suprir. A comida empobreceu muito, o frango de granja não é igual a caipira, os ovos e o leite hoje são mais enfraquecidos do que eram no tempo dos nossos avós. A comida perdeu a ‘sustância‘, e o açúcar, a farinha branca e a gordura vegetal hidrogenada invadiram a nossa alimentação.

Logo, a não ser que a pessoa tenha acesso as comidas mais orgânicas e naturais, ela estará sujeita a acontecer 2 coisas: 1) perder massa muscular e imunidade pela falta das proteínas que antigamente vinham no frango caipira e no leite da vaca mesmo e que atualmente são mais raras e de baixa qualidade  e 2) acumular líquidos e ganhar mais gordura pela grande quantidade de sódio (sal), gorduras e açúcar da maioria dos alimentos que as pessoas comem, salgados de padaria, pão de queijo, chocolate e até seu pão com manteiga que não lhe agregam nada, a não ser alguns kilos a mais na balança.

Ambas as situações (1 e 2) vão trazer consigo diversos problemas de saúde, pois a perda da massa muscular sobrecarrega a coluna, os joelhos e todas as articulações. Musculatura no abdômen não é somente para ficar bonitinho, serve para segurar as vísceras, que são os órgãos internos. Quando não existe a musculatura no abdômen as vísceras se projetam para frente gerando a chamada visceroptose ou projeção visceral, que é aquela ‘barriga de pai‘ geralmente dura parecendo uma bola de futsal (ou basquete) e o interessante que a pessoa só é ‘gorda‘ naquela região da barriga porque as pernas, os braços e até mesmo o rosto são de uma pessoa magra. Isso é ocasionado por não usar a musculatura no dia a dia e por não ingerir proteínas de qualidade na dieta, e também por ficar muito tempo sem comer e quando comer comer demais e tomar muito líquidos com as refeições.

Esse foi somente um exemplo das coisas que podem ocorrer com quem desconhece totalmente como funciona seu próprio organismo, como as coisas eram e como são atualmente. Eu poderia ficar aqui muito tempo falando das complicações ocorridas pela falta de nutrientes e pelo excesso de lixo alimentar, mas o importante é saber que suplementação alimentar quando bem orientada é extremamente útil e eficaz.

Dessa forma em muitos casos os nutricionistas, médicos e preparadores físicos tem utilizado a suplementação alimentar com muito sucesso tanto para a estética, para a saúde e qualidade de vida e também para a performance esportiva.

Se você tem duvidas em relação aos suplementos alimentares, procure por minhas publicações de agosto e setembro no meu blog no Paraná Online (www.pron.com.br/s/paje), lá você vai encontrar tudo sobre a maioria dos suplementos. Lembre-se que de nada adianta tomar suplementos e comer tudo errado, por isso aprenda a gastar também no que realmente importa e consulte um bom nutricionista.

Grande Abraço.