Quando a musculação é a melhor opção

Pajé, primeiramente parabéns pelos seus textos, e gostaria muito que tirasse minha dúvida, se possível é claro, que é a seguinte: Quais são os melhores esportes ou  modalidades para o ganho de massa muscular? Sou muito ativo em vários esportes e tenho uma musculatura definida, mas nada que faço aumenta minha massa. Não gosto muito de fazer musculação, mas já me falaram que ela é o método mais eficaz, e verdade mesmo? Abraços, Élvio.

Saudações Élvio. É verdade sim, por mais que outras atividades contribuam para a força o fortalecimento geral dos músculos, nenhuma tem tanto poder de aumentar a a musculatura como a musculação. Na musculação é possível dosar exatamente a quantidade certa de esforço e exercícios para cada parte do corpo de forma equilibrada, sem deixar nenhuma de fora. A natação, por exemplo, trabalha muito somente braços, e o futebol somente pernas.

O tênis, por exemplo, gera um fortalecimento desproporcional somente de um lado, e a musculação que  é utilizada para corrigir e trabalhar o outro lado. Então vemos que aumentar os músculos pode ser útil não somente por questões estéticas, mas também é principalmente por questões funcionais e ou para aumentar a performance de outros esportes.

A idade certa para se começar a fazer musculação é a partir dos 15 ou 16 anos. O mito de que musculação faz parar de crescer já foi derrubado e hoje os médicos sabem exatamente o contrário, ou seja, que ela estimula o crescimento. Quem nunca treinou musculação deve passar por uma fase inicial chamada de fase de adaptação, onde a pessoa começa a ficar mais intima com os movimentos, as contagens e as repetições. Os músculos vão pegando mais resistência e tonificação. É normal,  dependendo do grau de inatividade muscular, a pessoa  ficar um pouco doída depois do primeiro dia de  treino, mas não muito, pois se ficar muito doida significa que exagerou um pouco e se isso for se repetindo pode ter sido mal orientada.

Depois de passada a fase de adaptação, que pode durar de 3 a 4 semanas, você pode solicitar ao seu professor um treino para hipertrofia muscular. O músculo cresce porque no treino você faz microrrupturas nas suas fibras musculares e com o descanso e a alimentação mais protéica essa fibras não somente se recuperam mas também voltam mais grossas, e é assim que funciona o processo de hipertrofia muscular. No treino de hipertrofia, os grupamentos musculares são separados e existem dias certos para treinar cada parte do corpo. Em relação a adaptação, começa-se a fazer menos repetições com mais peso, fazendo assim mais força. Entram também mais exercícios para cada músculo. Então dessa forma eu dei apenas uma noção geral. mas é importante saber que não existe uma receita única, cada caso é um caso e por isso procure uma boa academia e um bom profissional para orientá-lo.

Espero ter ajudado, grande abraço