Quando a Academia está superlotada

Não é novidade para ninguém que, chegando o verão, as academias ficam superlotadas. Nessa época todo mundo resolve cuidar da aparência e tentar tirar os atrasados, porém tão logo passa o Carnaval voltam para suas rotinas sedentárias, mas agora no final de ano eles aparecem aos montes e a academia pode se tornar um lugar estressante para aqueles que são afim de treinar de verdade.

Mas culpa disso não é dos chamados “malhadores de verão”. O problema é que atualmente a maioria das academias já possui um bom movimento durante o ano inteiro, inclusive no inverno. É cada vez maior o número de pessoas que, ao contrário dos adeptos do “projeto verão”, incorporam realmente a atividade física nos seus hábitos de forma a praticá-la todo dia em qualquer época do ano faça chuva ou faça sol.

E quando chega o final do ano além desse público fiel que treina o ano inteiro chega também um grande número desses novos adeptos e aí ninguém consegue treinar direito. Até certo ponto é normal isso acontecer, principalmente nos horários de pico das academias, que são de manhã cedo e  desde o final da tarde até umas 21, 22h da noite. Mas qual é o limite do aceitável?

Mesmo para quem não é especialista no assunto ao chegar numa academia dessas no horário de “rush” é fácil ver que em boa parte delas simplesmente não se consegue treinar direito. Tem que esperar muito para poder revezar os equipamentos, isso quando revezam com você, ou precisa pegar senha e esperar numa fila para fazer sppining ou outras aulas. A academia muito lotada dá até uma sensação de que falta ar, os ventiladores jogam ar quente e não renovado, dos bebedores saem pouca água e sem refrigeração, encher uma garrafinha então é tarefa impossível sem receber vários olhares tortos dos sedentos que aguardam na  fila.

A causa desses problemas se dá principalmente pela falta de estrutura e infraestrutura da academia. Isso ocorre porque na grande maioria delas não existe um planejamento ou estudo de quantas pessoas simultaneamente pode suportar, pois não há o mínimo interesse nisso. Quanto mais gente lá dentro melhor, deixe que se espremam todos, pois os donos sabem que logo passa essa alta temporada. Então quem não quer lucrar mais?

Afirmo novamente, até certo ponto é aceitável, mas a partir do momento em que aquele objetivo que você espera atingir é prejudicado você deve tentar mudar de horário ou trocar de academia. A dica é treinar nos horários promocionais,  pois além de pagar mais barato você ainda usufrui muito mais da academia do que aqueles que pagam mais caro para treinar sem qualidade nos horários mais nobres.

Outra dica é não se iludir com academia muito barata. Fique atento, pois a infraestrutura pode ser ruim ou quando é boa (espaço, equipamentos), pode ter certeza que ali vai existir superlotação.
Em breve trarei mais dicas de como melhorar a qualidade do seu treino. Abraço.