Tive o gentil convite da importadora Porto a Porto e Casa Flora, através da amiga Melissa, para participar da chegada do rum Jerry Sailor em Curitiba, que aconteceu  no dia 15 de agosto, junto ao seu embaixador, Leandro Barbosa.

continua após a publicidade

O Barba Hambuergueria foi o anfitrião do evento, local descontraído e marcado por jornalistas, sommeliers, profissionais do comércio e formadores de opiniões.

No bar, as bartenders elaboravam 3 drinks conhecidos fora,  com o uso do enigmático rum, cujas receitas foram cedidas para publicidade e estão no texto logo abaixo, confiram!

Já em uma mesa, nos fundos, foram servidos os famosos mini hambúrgueres do Barba, de estilos diversos e batatas fritas em latinhas estilosas.

O consultor de vinhos da Porto a Porto, Flávio Bin, Julio Cruz da Confraria Cavaleiros do Tastevin e Waldick Garrett – Foto: Carlos Poly
continua após a publicidade

O rum Jerry Sailor é um destilado do melaço da cana-de-açúcar, levado do Caribe à Escócia por Willian Grant & Sons, dos famosos blended whiskys (Grants) e single malt (Glenfiddich), traduzindo-se em uma bebida agradável, leve e spiced, com aromas doces de baunilha, caramelo, canela e graduação alcoólica de 40%. Tais aromas exóticos são provenientes de especiarias e ervas que são adicionadas ao melaço durante sua elaboração.

Mas e o personagem?

Sim, ele existiu, para aqueles que nunca ouviram falar do famoso marinheiro, seu nome era Norman “Sailor Jerry” Collins, ícone da tatuagem old school, nascido em 1911. Aprendeu a arte da tatuagem quando jovem e desenvolveu sua técnica nas viagens que fez ao redor do mundo quando serviu à marinha americana. Ancorou no Havaí, em Honolulu, ficou famoso por causa de outros marinheiros que ao desembarcarem na ilha eternizavam desenhos em seus corpos e se tornou a expressão máxima da contracultura americana.

continua após a publicidade

Nessa esteira, o Sailor Jerry já pode ser encontrado em cinco estabelecimentos de Curitiba:

  • O Barba Hamburgueria;
  • Distrito 1340;
  • Jokers Pub Café;
  • Dobrucki Pub; e
  • Barbarium.

Curiosidades: as garrafas transparentes têm a “Hula Girl” original de Collins no rótulo principal. Já no contrarrótulo, uma pin up original do Sailor Jerry, produzido como um adesivo. São seis pin ups diferentes, o que torna a garrafa colecionável. Por fim, na rolha, uma âncora marca a presença da história de Collins na marinha.

Infelizmente não teremos garrafas do rum Jerry Sailor sendo vendidas em prateleiras do comércio em geral, já que a bebida será fornecida aos bares para a elaboração de drinks conhecidos mundo afora, conforme aventado no evento.

Entre os prêmios que o destilado já recebeu, estão:

Melhor Rum da categoria pela IWSC (International Wine & Spirit Competition), em 2011, e Medalha de Ouro pela Rum Masters Awards nos anos de 2015, 2014 e 2013.

Receitas dos drinks degustados no evento:

Jerry & Ginger

Gengibre macerado

Cpo long drink com gelo

60 ml Sailor Jerry

120ml Ginger Ale

Um squeeze de limão siciliano

Jerry & Cola

Copo long drink com gelo

2 dashes Angostura bitter

60 ml Sailor Jerry

120ml Coca Cola

Limão Taiti

Spiced Mojito

Copo long drink com gelo

2 dashes Angostura bitter

Xarope de açúcar

Suco de um limão

Hortelã

50 ml Sailor Jerry

Água com gás

A Shot & A Beer

Um copo shot de Sailor Jerry acompanhando uma cerveja Pilsen ou Lager.

 

Crédito das fotos: fotógrafo Carlos Poly.