O que são as proteínas Time Release?

Olá André, me interesso bastante quando você fala sobre os suplementos alimentares. Vi que você já abordou sobre quase todos no seu blog, porém gostaria de saber o que é e para que servem os suplementos de proteína Time Release. Obrigado e Parabéns pelo trabalho! Bernardo.

Olá Bernardo, obrigado pelo apoio e por mandar sua dúvida, vamos falar um pouco sobre esse suplemento.

Os produtos de Proteínas Time Release ou Multiproteicos são compostos por diversas fontes de proteínas, como a proteína do ovo, da soja, e até mesmo da carne em pó (sim existe logo falarei sobre ele), e com isso a concentração de todos os aminoácidos sobe muito e também o tempo de dispersão dessas proteínas no organismo, pois atualmente os últimos estudos demonstram que o tempo de absorção das proteínas está intimamente ligado ao processo de crescimento e regeneração muscular. Apesar das Whey°s serem as melhores fontes proteicas para o consumo humano, elas são mais fortes em alguns aminoácidos e mais pobres em outros. Por exemplo, na Whey temos a abundância dos aminoácidos que compõem a estrutura muscular, mas não possuímos somente os músculos que precisam de proteínas, também temos as nossas juntas, cartilagens e ligamentos, isso sem falar nos outros tecidos como os ossos, pele, unha e cabelos. Todas essas estruturas do corpo são formadas por aminoácidos que são, como já vimos, os pedacinhos ou “tijolinhos” que compõem as proteínas. E esses aminoácidos importantes para os outros tecidos e estruturas encontram-se em outras fontes de proteínas, como o peixe, frango, ovos e carne vermelha. No caso de precisar criar essa variação utilizando suplementos, existem os suplementos como a albumina, a caseína, e a proteína de soja. E existem os Multiproteicos que são aqueles que têm todas essas fontes “misturadas”.

Como por exemplo no caso de um vegetariano, ele deve diversificar suas fontes de proteína, e esses suplementos são utilizados  pelo fato de ao misturar varias fontes proteicas diferentes, a riqueza da concentração dos aminoácidos aumenta muito, e não só os aminoácidos responsáveis pela manutenção e aumento do tônus e força muscular, mas também os aminoácidos responsáveis por outras funções no organismo, funções essas relacionadas à saúde dos ossos, da pele, dos cabelos, do sistema imunológico e intestinal. Se essas pessoas não se preocuparem em substituir as proteínas das carnes pelas proteínas dos suplementos, a tendência em médio prazo é a debilidade do sistema músculo esquelético, o apetite desequilibrado pela falta das proteínas e com isso o corpo compensa necessitando de mais carboidratos, e até mesmo outros males com a anemia e a fraqueza generalizada.

Esses produtos também são muito utilizados em dietas de emagrecimento, pois promovem muito a saciedade, e também para aumento de massa muscular, pois a liberação lenta das proteínas contribui com todo esse processo.

Grande Abraço.