Morre Paul Pontallier, um dos mais famosos enólogos do mundo

A última segunda-feira, dia 28 de março, iniciou-se cinza, isenta de alegrias e comemorações, pelo menos no mundo do vinho. Mesmo os mais despretenciosos enólogos já ouviram falar dele, Paul Pontallier, que, ao ingressar no Chateau Margaux, em 1983, expandiu ao mundo toda a elegância e sofisticação inerente ao 1er Cru Classé Chateau Margaux, tornando-se diretor a partir de 1990 e relacionando sua imagem ao icônico vinho bordalês.

Aos 59 anos de idade, Doutor em enologia, ao passar pela Universidade de Bordeaux, Montepellier e Instituto Talence, sempre estudando e formando teses sobre barricas de carvalho e vinho, deixou o Chateau e o mundo em razão de um câncer impiedoso, enterrando consigo toda uma cultura e técnica inéditas e apuradas que auxiliaram a vinícola e o mundo a melhorarem seu padrão de elaboração. 

Tive o singular prazer em conhecê-lo pessoalmente, junto ao sommelier e compadre Rogério Marcondes, em seu esccritório particular, dentro do Chateau, onde fizemos o premier tasting da famosa safra de 2005, diretamente da barrica de carvalho… um imenso privilégio. Sempre sorridente, arranhando um português razoável, pois, por vezes, vinha ao Brasil e se encontrava com alguns amigos particulares, dentre eles o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, nos recebeu como sommeliers brasileiros com muita polidez e cortesia.

Assim, registro aqui minha homenagem a quem sempre tive particular admiração, um exemplo de ser humano e enólogo, na esperança de que seus conhecimentos e sua carga de energia positiva ecoem pelas margens de bourdeaux e além.

Paul Pontallier (22/04/56 – 28/03/16)

Voltar ao topo