Beta-Alanina, o que é isso?

Olá Pajé! Tenho me sentido muito fadigado durante os treinos, pois pratico musculação e corrida e meu nutricionista me indicou um suplemento que contenha Beta-Alanina. Gostaria de saber mais sobre ela, você pode me ajudar? Ah, outra coisa, senti como se fosse um formigamento leve na pele e também fiquei um pouco vermelho no começo e depois passou, será que sou alérgico? Obrigado, Eros.

Eros, primeiramente seu nutricionista é, sem dúvida, um profissional antenado. Percebe-se que ele conhece o que vem sendo utilizado de melhor em termos de suplementação. Se você já comprou esse produto em alguma loja especializada com certeza encontrou uma ampla variedade de suplementos que contêm esse componente, como os pré-treinos e BCAA’S.

Bom, a Beta-Alanina é um aminoácido que, junto com a histidina, age como precursor da carnosina, ou seja, é a partir dela que a carnosina é formada. Mas aí você pensa: ‘não ajudou em nada Pajé, para que serve essa tal carnosina??‘

Vou tentar explicar de uma forma mais simples.

A Carnosina tem a capacidade de diminuir e até mesmo anular a produção de ácido lático intramuscular. Quando o ácido lático está em altas concentrações, automaticamente seu desempenho diminui, porque a fadiga aparece. Sabe quando você está no meio do exercício e a musculatura começa a ‘ queimar‘ e você já não consegue mais continuar? Então, isso acontece porque os níveis de ácido lático estão aumentados. A carnosina, então, mantêm mais baixos os níveis de acidez (ácido latico) nos músculos, permitindo um treinamento mais pesado e longo, diminuindo a fadiga que vem te incomodando.

Além disso, a carnosina também age como um varredor de radicais livres, que estão diretamente relacionados ao envelhecimento precoce e ao aparecimento de várias doenças mais graves como o câncer.

E esses efeitos que você relatou como se fosse um leve formigamento ou uma leve coceira na pele, é super comum. Não se sabe ao certo o porquê em algumas pessoas ocorre essa reação. Muitos profissionais da área acreditam que é consequência da sua absorção, mas não se preocupe é mesmo comum acontecer e alguns minutos após sua ingestão isso passa. Eu uso pré-treino com beta alanina com frequência e só fui sentir isso faz pouco tempo, até então não havia acontecido comigo, mas rapidamente passou e não atrapalhou em nada meu treino, e nos dias seguintes já não senti mais nada.

Outra coisa importante de se saber é que, diferente do que muitos pensam, a beta-alanina não está relacionada diretamente com a construção muscular (hipertrofia), mas sim com a força e resistência durante o treino. Desse modo, a beta-alanina pode ser considerada uma ótima aliada para diminuir a fadiga e ajudá-lo a aproveitar melhor seu treino tanto aeróbio (corrida), quanto anaeróbio (musculação).

Espero ter ajudado Eros, bons treinos!

Amanhã tem mais.