Código do Consumidor proíbe, em suas disposições, as chamadas “práticas abusivas” que de acordo com a lei, são condutas, listadas de forma exemplificativa, que causam prejuízos aos consumidores e que devem ser extirpadas do mercado.

continua após a publicidade

Entre elas estão a venda casada, bastante conhecida por todos os consumidores e a limitação de quantidades – para mais ou para menos, mesmo que aquém ou além do desejado pelo cliente. E pior, em desacordo com suas possibilidades.

Todavia, nem sempre se está diante de prática abusiva ou conduta lesiva ao consumidor.

E como exemplo podemos citar a venda de produtos em quantidade, como rolos de papel higiênico, que vem em pequenos fardos ou as chamadas “bandejas” de iogurte, normalmente com 6 unidades.

continua após a publicidade

Em outras palavras é permitido aos fornecedores a venda de produtos desta forma, já que normalmente as quantidades agrupadas levam em consideração o consumo médio das famílias.

Além disso, os processos produtivos acabam sendo barateados, diferentemente do que aconteceria caso os produtos, no caso, rolos de papel higiênico tivessem que ser embalados individualmente.

continua após a publicidade

É preciso, portanto, não generalizar e fazer a análise do caso concreto considerando o comportamento do consumidor e seus hábitos de consumo.