Pagamento por aproximação é prático, mas requer atenção redobrada com golpes!

Com o avanço da tecnologia, cada vez mais consumidores estão utilizando o sistema de pagamento por aproximação. Foto: Pixabay

É certo que a tecnologia está cada dia mais presente na vida de todos nós. Em todos os aspectos, inclusive quando consumimos produtos ou serviços. Prova disso é que parte significativa dos consumidores vem, ao longo dos anos, deixando de pagar suas contas com dinheiro em espécie, optando pelo pagamento por meio de cartões de débito e crédito e isso ocorre por razões óbvias, como segurança e, sobretudo, praticidade.

Na utilização de cartões como forma de pagamento, passamos pelas máquinas que copiavam o número do cartão, com uma espécie de papel carbono, onde havia espaço para a assinatura até chegarmos aos cartões com chip e senha, largamente usados hoje em dia.

NFC substitui senhas

Estamos assistindo agora à popularização dos cartões por aproximação, chamada de NFC ,sigla em inglês para near field communication. Na prática, o cartão ou celular com a tecnologia é colocado próximo da maquineta sem que seja necessário inserir ou digitar senha e o pagamento é efetuado.

O atrativo, para utilização desse sistema, está na praticidade e economia de tempo e boa parte das chamadas “maquininhas” disponíveis por aí já possuem essa tecnologia. Além disso, o envio de cartões com essa possibilidade também está se tornando bastante comum.

Todavia, as administradoras de cartão de crédito têm estabelecido um limite relativamente baixo para pagamento por aproximação – em torno de R$ 50,00, já que nem todos os consumidores conhecem ou estão familiarizados com essa nova sistemática. Outra razão, mais relevante ainda, é que golpes já foram noticiados, pois hackers conseguiram burlar os sistemas de segurança.

O consumidor deve ter cautela e exigir do seu banco que esses meios de pagamento, tão largamente utilizados, sejam seguros e, mais do que isso, que a função “pagamento por aproximação” em eventual de troca de cartão seja desativada caso o cliente não queira utilizar.

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