Os perigos dos produtos falsificados

Os perigos dos produtos falsificados

Comprar produtos falsificados pode representar um risco não só ao bolso como também à saúde e segurança do consumidor. Muitas vezes o problema está em como identificar se o produto é ou não falsificado.

É inegável que a sofisticação dos falsificadores está cada vez maior, o que dificulta a identificação pelo consumidor. Mas alguns cuidados podem ser tomados.

E o primeiro deles é ficar atento ao preço. O consumidor deve desconfiar de preços muito abaixo do que aqueles praticados no mercado. Descontos fora do normal são um indicativo de que o produto pode ser falsificado.

Outro cuidado importante é buscar informações sobre a procedência da empresa que está vendendo o produto. Fornecedores desconhecidos devem ser vistos com prudência para evitar problemas posteriores, especialmente se a compra for feita pela internet, pois inúmeros são os relatos de consumidores que compraram em sites que nunca ouviram falar e depois encontraram dificuldade para reclamar e fazer valer os seus direitos.

Mais do que um prejuízo ao bolso, produtos falsificados, como brinquedos e eletroeletrônicos, por exemplo, podem colocar em risco a vida do consumidor. Produtos falsificados são produzidos, muitas vezes, com materiais inadequados e inseguros e sua utilização pode resultar nos chamados acidentes de consumo.

Por fim, é importante sempre exigir a nota fiscal. Como regra, estabelecimentos que fornecem esse documento têm menor possibilidade de vender produtos falsificados.